Publicado em

tablet-google

Baseada inicialmente em rumores, depois fortalecida por declarações de Eric Schmidt, a ideia de que a Google planeja fabricar sua própria linha de tablets se torna cada vez mais concreta. Inicialmente especulado como um modelo hi-end, a se posicionar lado a lado ou acima de um Asus Transformer Prime, novas informações sugerem um Nexus Tablet barato para bater de frente com o Kindle Fire.

Que a Google pretenda concorrer efetivamente com o Kindle Fire é mais do que esperado. Conforme cheguei a argumentar num artigo, escrito logo após o lançamento do Fire, o tablet da Amazon se apresenta como um concorrente interno para o Android. Trata-se de um tablet baseado no código fonte do Android, mas inteiramente reformulado para utilizar exclusivamente o ecossistema de apps e de conteúdo da Amazon. Ou seja, o tablet usa o Android e acaba se tornando um concorrente da própria Google, uma vez que nem os GApps podem ser instalados no aparelho, a não ser mediante hacks.

A nova informação parte do DigiTimes, que alega ter acesso a fontes segundo as quais o tablet oficial da Google terá uma tela de 7 polegadas e deverá custar menos que US$ 200,00, tendo como alvo principal o Kindle Fire, e não o iPad. O tablet virá com o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e deverá ser lançado em março ou abril.

Embora se tratem de rumores em cima de rumores, os novos dados fazem sentido. Os planos da Google para o Android não incluem lucrar como vendedora de hardware, mas é preciso zelar pela integridade do ecossistema de apps e pelo uso do mecanismo de buscas. De certa forma, o surgimento de um amplo leque de opções em tablets com Android e o aumento da oferta de bons apps para o formado cuidarão de amadurecer a plataforma, capacitando-a para competir com o hegemônico iPad. Dessa maneira, é mais preocupante a presença da Amazon como um inimigo interno do que a concorrência da própria Apple.

Categorias: Tablets Android / Tags , , .

2 respostas a Suposto Nexus Tablet poderá ser concorrente do Kindle Fire

  1. Renato Bessa disse:

    Ticiano, encare como uma crítica construtiva: Cuidado para o blog não virar um centro de fofocas sobre android.

    • Sim sim, eu tenho cuidado pra não dar muito espaço pra rumores. A dose de rumores no noticiário tecnológico é muito alta e eu só abro espaço pros poucos que considero interessantes e onde dá pra exercitar opinião. :)

      Tem site focado em plataformas onde você vê uma acumulação de rumores e boatos terrível. Tô bem ligado nisso. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>