carlos-apolinario

Orgulho Babaca é a homenagem do Twitter ao Apolinário

Tudo começou quando o babaca acima, Carlos Apolinário, vereador do DEM e da bancada evangélica em São Paulo, emplacou o “Dia do Orgulho Hétero” na legislação municipal. Trata-se de um tema comum na agenda política do conservadorismo fascistóide no mundo inteiro, antes que venham aqui pensar que burrice é coisa do Brasil.

Bom, como uma prova de que uma visão de mundo mais progressista vem se fortalecendo entre nós, e também de que as redes sociais são um ótimo meio para fazer ecoar boas respostas aos paladinos do atraso, tão logo o tal Dia do Orgulho Hétero tenha chegado aos Trending Topics do Twitter no Brasil, uma resposta  começou a ser preparada.

Tudo começou apenas como chacota, com várias piadas sendo dirigidas à turma do Apolinário. Para que algo subisse fácil aos TTBr para disputar espaço com o Orgulho Hétero era preciso uma hashtag simples, passível de ser abraçada pelas massas.

orgulho babacaO #diadoorgulhoBABACA chegou a mim primeiro via @emersonanomia, um amigo aqui de Fortaleza, idealizador do #Desencontro e um sujeito que respira social media. Entrei na onda e no Twitter é assim: para fazer subir uma hash, basta cada um fazer sua parte.

A subida do Orgulho Babaca aos TTBr denota algo que já está mais do que claro na discussão sobre preconceito e orientação sexual: a sociedade não reza pela cartilha dos intolerantes, do conservadorismo religioso. Já amadurecemos ao ponto de colocar as discussões políticas na direção do respeito às diferenças e à liberdade de cada um.

Sei que essa coisa de militância de sofá, de fazer política no Twitter, recebe duras e merecidas críticas, mas dessa vez eu gostei de ver a coisa acontecendo justamente porque, nesse caso, fica mais evidente a ideia que defendi no parágrafo anterior. O acirramento dos ânimos dos conservadores, dos paladinos do atraso, na sua velha ladainha de pregação da intolerância, se dá justamente porque eles percebem que já perderam esse debate. Isso fica comprovado, penso eu, pela resposta que eles tomaram prontamente no Twitter hoje à noite.

Lembrando que, mais cedo, ainda no final da tarde, um twit enviado há algum tempo pelo Lucas Lui (@agentelaranja) foi retwitado pelo @ezulian e ganhou bastante repercussão, justamente por se fazer oportuno diante do momento. Eu recebi através do RT do @fvanzo e também passei adiante. Quer dizer, talvez até indiretamente, o twit do Lucas tenha inspirado a hash que depois chegou aos TTBr, vai saber… tudo ali passa numa tremenda velocidade.

Categorias: Redes sociais / Tags , , , , , , , .

Uma resposta a No Twitter, a hashtag #diadoorgulhoBABACA sobe aos Trending Topics Brasil para fazer frente ao orgulho hétero

  1. Todos querem ser iguais a todos, mas acabam se segmentando com dia de orgulho x, dia do orgulho y.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>