Publicado em

sistemas e midias digitais

Na próxima segunda-feira (27/02/2012) começarei construir minha segunda, e espero que definitiva, formação acadêmica. Daqui a quatro anos, suponho, sairei bacharel em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Até lá, buscarei me aperfeiçoar numa área com a qual, por mero diletantismo, já estive envolvido a durante vida inteira.

Quem leu a entrevista que concedi aos amigos do Brasil Droid sabe que sou formado em Direito e que esse trabalho com produção de conteúdo para web faz parte de um movimento de transição para uma área que realmente tenha a ver comigo. Não decidi blogar sobre tecnologia apenas por “estar na moda” ou imaginando que essa atividade, por si só, iria resolver minha vida. Busquei aqui, no Meio Bit, no Techtudo, engatar um contato introdutório com algo que escolhi para uma “drástica mudança de rumo”.

Com esse movimento, minha rotina, assim como a rotina do blog, passará por consideráveis alterações. O curso demandará tempo integral e dessa forma serão praticamente extintos daqui aqueles artigos que “enchem linguiça” apenas comentando o que se passa no noticiário tecnológico internacional. Por outro lado, os textos de opinião, que requerem mais embasamento, aqueles que eu realmente gosto de desenvolver, continuarão vindo e deverão ser bastante enriquecidos pela minha nova experiência na Universidade.

O bacharelado contempla três áreas específicas que se relacionam intimamente com a temática do Droider e também com temas e questões que sempre me pareceram destacadamente interessantes.

  • Comunicação em Mídias Digitais
  • Sistemas de Informação Multimídia
  • Jogos Digitais

Como todas essas áreas abrangem temas relacionados a dispositivos móveis, o Droider deverá se tornar ainda mais interessante. Espero trazer minha nova experiência para cá, sem pretensão de transformar isso aqui num periódico acadêmico. Continuarei, como sempre fiz, tratando apenas do que realmente entendo, com visão crítica, isenção e honestidade. Espero, por outro lado, ampliar minha visão sobre os temas, diversificá-los, e enriquecer a abordagem.

Foco no Android

Quanto mais tenho contato com outras plataformas móveis, mais me identifico com o Android devido às infinitas possibilidades abertas pelo sistema. A plataforma tem suas peculiaridades, tem seus prós e contras, mas a flexibilidade do sistema é algo fascinante e, a não ser que sobrevenha uma mudança profunda nesse cenário, ela terá minha atenção especial durante o trajetória pela Universidade.

Nessa nova fase,  pretendo enriquecer o conteúdo do blog sem, no entanto, abstraí-lo do interesse do usuário e do leitor habitual. Claro que a mudança será gradativa, afinal o curso terá a duração de quatro anos. O primeiro impacto a ser sentido será a redução na frequência das postagens, com a esperada melhora qualitativa vindo posterior e gradativamente. Enfim, parto para uma nova experiência considero que será interessante conversarmos sobre ela por aqui. Saudações e boa sorte para todos nós, especialmente para os amigos, leitores assíduos ou não, e para novos colegas de faculdade.

Categorias: metablogagem / Tags .

10 respostas a Sistemas e Mídias Digitais, aí vamos nós

  1. Sérgio Neves disse:

    Ticiano, sucesso nesta nova fase. Certamente todos os leitores do blog ganharão com os conhecimentos que irá adquirir e transmitir aqui. Um bem haja, e que daqui a 4 anos possamos dar-lhe os parabéns. Assim espero.

  2. José Luiz disse:

    Cara só tenho que te desejar tudo de bom e que o curso seja ótimo e enriquecedor. Abraço

  3. Boa sorte, cara! Esse curso Tem tudo a ver contigo. Agora é dar o gás pra colher os frutos daqui a pouco. Abraço.

  4. Manzoli disse:

    Boa sorte no curso, muito bacana!
    Legal você comentar sobre os artigos de "encher linguiça" e os de opinião. Aliás, os melhores
    artigos do blog são os da sessão de opinião, como aquele que trata dos motivos de um usuário
    migrar de plataforma.

    Acompanho seu blog sempre e, particularmente, considero-o como o melhor blog sobre android da web.

  5. Jean disse:

    Ticiano, Boa sorte para você. Tenho certeza que a mistura das duas graduações só lhe trará benefícios. Sem contar os leitores que terão acesso à cultura digital explicada e criticada numa linguagem que atende tanto aos leigos quanto aos mais conhecedores. Também sou formado em Direito e um amante da tecnologia e o que me faz seguir o blog é justamente a facilidade de compreensão do que está sendo dito e a critica bem estruturada dos temas discutidos. Sucesso!!!

  6. Até que enfim! E parabéns! ;-)

  7. Isac disse:

    Bonitao, parabens! Que bom vc tem essa energia para encarar mais essa. Boa sorte!

  8. Boa sorte no curso. Tomara que ele seja tudo o que você espera dele, e ainda mais!

    _____
    42

  9. Pingback: Intoxicação por besteirol tecnológico e uma drástica mudança de rumo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>