A evolução da computação gráfica ao longo da história do cinema é algo impressionante. Desde o primeiro Star Wars, quando o filme foi lançado com minutos a menos por falta de verba para trabalhos em CG, até os tempos atuais, com aquilo que se viu em Avatar, a evolução decorrente da criatividade dos artistas e da abundância de recursos disponíveis é incrível.

Falar em Avatar quando o assunto é computação gráfica é uma tendência natural, tendo em vista que você assiste ao filme sabendo que tudo ali é CG. Por mais bem feita que seja a criação dos cenários em Pandora e dos personagens, o uso do CG fica claro, até porque a verossimilhança não é o objetivo ali. Já em Game of Thrones a coisa muda de figura.

Game of Thrones é talvez a série de TV mais bem produzida de todos os tempos, com cenários maravilhosos e uma fotografia impecável. Tudo lá é tão bem feito que, ao contrário do que acontece em Avatar, o espectador raramente distingue quando está diante de um cenário natural ou de uma construção de computador. Os ambientes são amplos, muito bonitos, com uma naturalidade incrível na iluminação, o que em muitas ocasiões torna difícil diferenciar o que é de verdade e o que é modelado em computador.

Para os mais curiosos e entusiastas do assunto, agora foram divulgados alguns vídeos no Youtube que fazem o papel do Mister M da computação gráfica, pegando as cenas de Game of Thrones e mostrando o “pulo do gato” na realização de algumas máginas ali praticadas. Vale a pena conferir.

Fonte: Notcot


Posts Relacionados:

  1. [Game para Android/iPhone] Crush the Castle é como Angry Birds num clima de Game of Thrones
  2. Novo serviço de músicas da Amazon já enfrenta problemas com a indústria fonográfica
  3. Blackstar é o novo game da Spacetime Studios, criadora de Pocket Legends
  4. Projeto emprega computação distribuída para quebrar a criptografia do Milestone
  5. Tecnologias móveis deverão estar no centro das atenções por mais de uma década
Categorias: curiosidades / Tags , , , , , , .

2 respostas a Game of Thrones – além de uma ótima série, uma obra prima da computação gráfica

  1. Lekkerding disse:

    Caramba… Como estavam filmando na Europa, eu realmente achei que era cenário montado a partir de ruínas de castelos – orra, cheguei a identificar castelos franceses e fortes irlandeses ali. Mas nunca ia imaginar que era tudo computação gráfica.

  2. Pingback: Game of Thrones - efeitos visuais | Saber é Bom Demais!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>