Publicado em

Ainol-Novo7-Paladin-tablet-white

A linha de tablets baratos com Ice Cream Sandwich da AINOL foi comentada aqui no blog logo quando surgiu. Demorei um bocado para por as mãos em um e testar efetivamente, mas agora pude fazê-lo e aqui vão minhas impressões.

O tablet que examinei foi o AINOL Novo 7 Paladin, um modelo compacto com tela de 7” sem botões físicos na face anterior. Os botões de navegação são virtuais, mas é possível usar um botão “back” físico, que fica localizado na parte superior, perto do power. Em termos de qualidade da construção, o tablet não compete com um iPad ou com um Transformer, obviamente, mas é bem decente e se destaca com facilidade em sua categoria de modelos econômicos.

O Paladin vem de fábrica rodando o Android Ice Cream Sandwich versão 4.0.1 atualizável para 4.0.3. A ROM do fabricante traz o Ice Cream Sandwich com interface bastante aproximada da original, mostrando os widgets especiais, aqueles do Youtube, da galeria de fotos, que caem muito bem nos tablets.

Ainda no campo do software, um ponto negativo é a tralharada de apps e games em mandarim, com escrita em ideogramas mesmo, que acompanha o tablet. Passa a impressão de que o produto não leva em conta qualquer mercado fora da China. Por sorte, essa montanha de bloatware pode ser retirada numa boa, sem que para isso seja necessário sequer acesso root. Basta desinstalar normalmente.

O tablet vem com o app da Google Play Store instalado, de maneira que os apps e games em geral podem ser obtidos com a praticidade vista num dispositivo Android certificado pela Google, sem problemas. O único porém nesse quesito é que a arquitetura do processador central cria incompatibilidades com alguns desses aplicativos e jogos.

O processador XBurst que equipa o Paladin não se baseia na arquitetura ARM, e sim na MIPS, que é extremamente eficiente e possibilita entregar bom poder de processamento em dispositivos de baixo custo. O problema é que isso causa incompatibilidade com vários aplicativos e jogos. Basta tentar instalar o app oficial do Facebook ou o popular Song Pop para ver. Eles sequer são listados nas buscas da Play Store, caso você use o Paladin.

Quando foram lançados, os tablets da AINOL baseados em processadores MIPS eram vantajosos mesmo diante desse “pequeno inconveniente” relativo à compatibilidade com apps e games, afinal era um tablet barato, custando algo em torno de 100 dólares, com um funcionamento geral superior a qualquer outro nessa faixa de preços.

Hoje o cenário já mudou, boas opções de tablets em modelos econômicos começaram a surgir e a própria AINOL já conta com modelos baseados em CPU Cortex A9 dual core de 1,5Ghz e processador gráfico Mali 400, o mesmo que equipa o Galaxy S II. É o caso do Novo 7 Elf II.

Ou seja, é uma evolução na linha da AINOL que, além de eliminar o problema de compatibilidade, traz um hardware mais usado no “mainstream”, o que deve facilitar inclusive o surgimento de custom ROMs, que são escassas para o Paladin.

Concluindo, quem adquiriu o Paladin ao momento de seu lançamento, comprou um bom tablet pelo preço, mas a própria AINOL tem se empenhado em melhorar a oferta de bons produtos com uma proposta de baixo custo e hoje o inconveniente da arquitetura MIPS deve ser levado em conta antes da compra do modelo em questão.

Categorias: Tablet / Tags , , , .

9 respostas a Análise do AINOL Novo 7 Paladin tablet com Ice Cream Sandwich

  1. Hélio disse:

    Tem os tablets da Genesis/Evertek que também estão se destacando e sendo elogiados, mas não há modelos dual core, só single core (mas com clocks superiores a 1 GHz, pelo menos). Particularmente penso em comprar um Genesis, ainda não encontrei esses aparelhos da AINOL para comprar (único motivo que não me leva a considerá-los).

    • Bertone disse:

      Tbem pensei nessas mascas, mas ainda prefiro a Ainol. O Elf II vc encontra no site da ownta por apenas 125 dólares a versão 8gb e 135 a 16gb. Contudo saiba q vc estará comprando da china sendo possível ser taxado pela alfandega em 60%, mas creio eu q mesmo assim vale a pena pois se considerarmos que caso seja taxado o valor total será por volta de 200 dolares, com dolar a +ou – 2,05 o valor será de 410 reais no elf II 8gb, se vc nao for taxado pagará apenas 125 dolares algo em torno de 256 reais.
      Já até fiz o meu pedido agora é esperar e torcer pra nao ser taxado…

  2. Renato Bessa disse:

    Comprei um tablet desse pro meu filho de 9 anos, a fragilidade dele é extrema, sem exageros… a carcaça vivia desencaixando e na primeira queda ele não funcionou mais… foi dinheiro jogado fora

  3. carlos disse:

    Tenho um Ainol 7 paladin, nao consigo assistir videos no youtube, e nao consigo baixar a maioria dos aplicativos go googleplay porque? o que devo fazer???

    • Vinícius disse:

      Também não consigo fazer nada disso. Os programas que tento instalar dão erro. Será que alguém pode nos ajudar?

    • Lis disse:

      Já tentou fazer o upgrade do firmware? Adquiri recentemente um Ainol 7 Paladin e depois de exaustiva pesquisa na net, achei um site com dicas para atualizar o firmware (colonelzap.blogspot.com.br/2012/ainol-novo-paladin-ics-403-update.html). Segui passo a passo, e consegui fazer a atualização (necessário memorizar como alterar o idioma, pois após atualização o tablet fica todo em chines), melhorou o acesso a alguns aplicativos do google play, porém ainda não resolvi o problema de assistir vídeos no youtube, vi em alguns sites a sugestão de instalar um aplicativo chamado Magic Code, mas este ainda não testei.

  4. @olaurindo disse:

    Faaala, Ticiano! Beleza?
    Então, o CyanogenMod 9 já está na versão Release Candidate! Talvez já seja a hora de testarmos as funcionalidades dessa nova ROM, não?
    Ah, uma pergunta: para atualizar a ROM do CM7 para o CM9, ANTES DE TUDO eu devo rodar o Odin e atualizar da versão 2.3.7 (Ginger) pra 4.0.1 (ICS)???

    Muito obrigado!

    Abraço.

  5. lordryuma disse:

    Comprei o Ainol novo7 Aurora, o processador é Many Core A10,1.2GHz, ele é baseado na ARM?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>