Publicado em

a612a_cyanogen

Apresentando aos poucos que não o conhecem, Steve Kondik é ninguém menos que o criador do projeto CyanogenMOD, responsável pela mais popular entre as custom ROMs disponíveis para celulares e tablets equipados com sistema Android. Hoje um projeto muito grande e que representa aquela autonomia que alguns desenvolvedores e usuários avançados almejam para o sistema.

 

Steve Kondik fala sobre os desafios enfrentados pelo CyanogenMOD.

 

Interessante ter encontrado o vídeo logo após a postagem desse artigo onde falo dos problemas enfrentados pelas comunidades de desenvolvimento. Para os que se interessarem em asssisti-lo, o discurso de Steve corrobora com tudo o que eu havia escrito aqui sobre o tema e, claro, ele muito é mais autorizado que eu para falar.

Como sistema open source, a licença do Android dá plena liberdade para que qualquer um possa baixar o código fonte original e fazer com ele o que bem entender. O que dificulta o trabalho das comunidades é que, na modalidade de licença utilizada pela Google, os desenvolvedores não têm qualquer obrigação de publicar as alterações por eles operadas.

É justamente isso que possibilita aos fabricantes de dispositivos cercarem seus sistemas de “travas” (drivers proprietários e bootloaders travados) e dificultarem o trabalho das comunidades, que enfrentam cada vez mais dificuldades para entregar versões finais e estáveis de ROMs para um grande número de equipamentos, cada um deles com obstáculos distintos para o desenvolvedor.

Uma mudança nesse quadro só viriá quando as empresas virem essas comunidades realmente como parceiras e retirarem os tais obstáculos. Seria algo razoável de se esperar, pois, como costumo falar aqui, é uma questão que talvez não importe para muita gente, mas afeta diretamente o grupo de entusiastas que funcionam como formadores de opinião sobre a plataforma.

Categorias: Android / Tags , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>