Publicado em

saving money piggie

Acabei de receber e-mail de um leitor em dúvida na compra de um Android em linha intermediária. O dilema é entre um Samsung Galaxy W, um Motorola Defy e um Sony Ericsson Xperia Neo. A principal preocupação é com a possibilidade de atualizar qualquer desses aparelhos para o Ice Cream Sandwich. Sob essa perspectiva, tenho uma resposta: nenhum Android de preço intermediário é, atualmente, uma boa escolha.

Começando pelo Galaxy W, se a desculpa da Samsung para não atualizar o Galaxy S é a carência de memória RAM para o propósito de rodar o sistema juntamente com o Touchwiz, podemos seguramente presumir que o SGW também não receberá o Android 4.0. Simples assim. Os aparelhos têm os mesmos 512Mb de RAM e, caso resolva atualizar o SGW, a Samsung será pega na mentira com relação ao SGS.

Com relação ao Motorola Defy não é necessário argumentar demais. O aparelho sequer recebeu o Gingerbread oficialmente e, é claro, não verá a cor desse Ice Cream Sandwich. Há o Motorola Defy+, que vem com o Gingerbread, mas comprar Android da Motorola contando com atualização por vir não é um movimento muito sábio, tendo em vista o passado da marca no tocante a esse assunto.

A situação do Xperia Neo é bem peculiar, pois a Sony prometeu atualizar toda a linha Xperia de 2011 para o ICS, o que inclui o Neo. Como falei em outras ocasiões, ninguém deve comprar Android com base em update prometido, principalmente nas linhas de entrada ou intermediária. Pelo que vimos até agora, os aparelhos “topo de linha” costumam ser mais confiáveis nesse quesito, com os maiores dramas atribuídos à Motorola, tendo em vista os casos do Atrix e do Milestone 2. Update prometido não é update garantido.

No caso da Sony Ericsson, o Android 4.0 para o Xperia Neo foi prometido antes de virem à tona casos de modelos com hardware central muito semelhante que não irão receber o update. A marca também tem trapalhadas no currículo, como observado na atualização do Xperia X10 para o Gingerbread, que demorou uma eternidade até que saísse um ridículo comunicado recomendando que a atualização seja feita numa autorizada, onde o usuário precisa deixar seu smartphone por uns 15 dias. Diante desses episódios e do contexto, eu não confiaria em ICS para o Xperia Neo flutuando no campo da incerteza.

Mais vale um Gingerbread na mão que um Ice Cream Sandwich voando?

Esse é o questionamento que devem fazer os que pretendem comprar Androids baratos atualmente. Seja nos modelos de entrada, seja na linha intermediária, todos eles estão ameaçados se não receber o ICS. Por outro lado, o usuário que dá preferência à plataforma pode estar bem servido com um bom aparelho rodando o Gingerbread.

Caso sirva de consolo, a faixa de preço em que se situam Galaxy W, Motorola Defy+ e Xperia Neo coincide exatamente com o valor pago por um iPhone 3GS no Brasil, um aparelho que já recebeu seus updates do iOS e que certamente não resistirá à próxima. Numa decisão entre um Galaxy W e um iPhone 3GS, eu pego o Android mesmo que ele fique confinado para sempre no Gingerbread… ou tenha de receber o ICS através de uma custom ROM.

Categorias: Smartphones Android / Tags , , .

7 respostas a Situação do Galaxy S indica mau momento para comprar Android

  1. Aguiar Junior disse:

    Eu comprei o Xperia Arc tem 2 meses, tive aborrecimento com o antigo x10, mas até agora eu recebi comunicado da Sony q ele será atualizado, gosto de ter Android, mas essas atualizações é que deixam os usuários aborrecidos.

  2. intell disse:

    A motorola é foda, o Defy, RAZR e até o Atrix são opções muito boas se analisarmos apenas o celular (Milestone não quero nem dado), mas temos sempre que lembrar que cada vez que se compra um motorola, um gatinho é morto.

  3. Renato Bessa disse:

    achei muito interessante o posicionamento da google aqui:
    http://googlediscovery.com/2012/01/04/google-avan

    • Os sites estão super-estimando isso aí. O que a Google fez foi impor que certos elementos de tema estejam presentes caso precisem ser usados por apps em casos específicos. A mudança, pro usuário, não é tão perceptível. No Android, tema é uma coisa e launcher é outra. Essa mudança não obriga sequer à inclusão do launcher padrão do ICS nas ROMs.

  4. acabei de comprar um samsung galaxy w rs (de tanto ouvir q n teria apps suficientes no windows phone)

  5. Kriggs disse:

    Podias colocar um título menos sensacionalista eim, não digo que é um mau momento, apenas ter de dar uma refletida a mais na hora de comprar.

    Eu sou o mais viciado em celular das pessoas que conheço, e muitos me perguntam qual celular comprar, sempre respondo da mesma forma, se você sabe e gosta de mexer com tecnologia vá de android, caso contrário pegue um iPhone. Eu prefiro o SGS e o ICS 4.0.3 rodando perfeitamente nele, perdi 30 minutos fazendo isso, ficar reclamando que a Sammy não coloca uma ROM oficial é coisa de quem deveria ter pego um iPhone, mesmo que um 3G/3GS.

  6. Paulo Gomes disse:

    Acabei de adquirir um Sony Ericsson Xperia Mini Pro SK17A e já está pipocando no PC Companion para atualizá-lo para o Android 4.1 (ICS)…Pelos posts aqui, nem cogito a possibilidade, até pelo fato de ser um modelo com hardware mais modesto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>