Publicado em

Galaxy-R_diagonal-e1312953295343

Quem acompanha de perto as opções disponíveis em smartphones sabe que a Samsung mantém, atualmente, certa distância entre a linha de entrada e o seu modelo top, o Galaxy S II. Quando analisamos as opções atuais em androids mais baratos, vários modelos da Samsung figuram como boas alternativas, como o Galaxy 5, o Galaxy 551 e até o Galaxy Ace. No entanto, não há no momento uma boa opção intermediária até que se chegue ao topo da linha, ocupado pelo Galaxy S II. O papel de preencher essa lacuna será cumprido pelo recém anunciado Galaxy R.

O mais interessante nesse anúncio é que a Samsung se sobrepõe à concorrência lançando como modelo “intermediário” um aparelho que vem com o hardware dos modelos top das outras marcas. O Atrix é o carro-chefe da Motorola em se tratando de smartphones e vem equipado com nVidia Tegra 2, exatamente o SoC que a Samsung está colocando no Galaxy R. Com isso, a coreana venderá um smartphone com uma tremenda capacidade de processamento por um preço bastante competitivo.

Outros detalhes do hadrware do Galaxy R incluem uma tela Super AMOLED de 4.19” com resolução WVGA, além de 8Gb de capacidade interna de armazenamento. A câmera será de 5mb com capacidade para filmar em 720p. Até aqui, o novo Galaxy R parece assemelhado ao Galaxy S da geração anterior, mas as semelhanças acabam justamente nesses detalhes. Juntamente com o Tegra 2, o hardware central do dispositivo trará 1Gb de memória RAM, o que oferece um bom salto de desempenho com relação ao Galaxy S.

Em todos os mercados, inclusive no nosso, onde os preços costumam enlouquecer um pouco devido aos tributos de importação, o Galaxy R poderá entrar competindo com muita força. Imaginemos, por exemplo, que o Sony Xperia Arc é um Android com processador single core, com um hardware mais aproximado do que se tinha no Galaxy S. O modelo da Sony, em termos de preço, compete diretamente com o Motorola Atrix e ambos podem ser postos de lado por quem pretenda gastar um pouco mais e comprar um Galaxy S II, na minha opinião.

Com o Galaxy R entrando em campo, o Motorola Atrix terá um adversário duríssimo e o Sony Xperia Arc, bem… esse eu nem sei como tem gente que o considera uma opção, tendo em vista o desequilíbrio entre o preço e as especificações. Ademais, estou presumindo que o Samsung Galaxy R chegará ao Brasil com um preço situado na mesma faixa do Atrix e do Xperia Arc apenas num exercício de futurologia, tomando como base as mudanças que os valores sofrem quanto as coisas passam pela nossa alfândega. Lá fora o modelo da Samsung está previsto para custar mais barato do que a concorrência.

Além da previsão de preço, resta saber se veremos mesmo o Galaxy R desembarcar por aqui, tendo em vista que algumas fontes já afirmaram que o modelo não chegará à América do Norte, ficando talvez apenas pela Europa e pela Ásia.

Uma coisa é certa, onde quer que o Galaxy R entre para competir, ele vai chegar dando muito trabalho aos concorrentes, pois vem com a proposta de entregar por um preço “camarada” um hardware de primeira. Isso será somado ao prestígio do qual a Samsung já goza no mercado de smartphones Android, que certamente servirá para fortalecer o novo modelo como opção.

Com o lançamento do Galaxy R, a Samsung  resolve também um probleminha interno, tendo em vista que a empresa parece não poder dar conta de produzir o Galaxy S II numa escala satisfatória para dar conta da demanda que ele criou. O problema é que, no Galaxy S II, o próprio chipset, além do smartphone inteiro, é feito pela Samsung, enquanto com o Galaxy R os coreanos tiram um peso das costas comprando o SoC prontinho da nVidia.

Com informações: Wired

Categorias: Smartphones Android / Tags , , , , , , , , , , , , , , .

2 respostas a Samsung Galaxy R virá com Tegra 2 e por um precinho camarada

  1. Pingback: Samsung XCover será o primeiro Android off-road da coreana

  2. tiago disse:

    baratíssimo, só 1099, 00 com certeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>