Samsung Galaxy Note

Ao anunciar o Galaxy Note, a Samsung estava claramente assumindo os riscos de aventurar num formato “não-ortodoxo” que já havia falhado numa tentativa anterior da Dell. O Galaxy Note tem tela de 5,3 polegadas, ainda maior que as já agigantadas 5” do Dell Streak, mas sessa vez as coisas saíram bem diferentes e há bastante gente disposta a empunhar essas pranchetas. Antes de 2011 encerrar-se, mais de 1 milhão de unidades do Galaxy Note haviam sido vendidas.

Os coreanos não apenas apostaram no conceito de “table-phone”, com o qual a Dell havia falhado anteriormente, como foram além. Talvez o segredo do sucesso seja o fato de que a tela do Note não é uma tela qualquer de 5,3 polegadas, mas uma tela Super AMOLED Plus. Quem usou inicialmente um Galaxy S e passou para um Galaxy S II conhece a tecnologia de tela e sabe que a imagem é imbatível em se tratando de displays para smartphones. A resolução no Note é de 800 x 1280 pixels, o que resulta numa densidade de pixels em torno de 285 ppi.

Além disso, o SoC Exynos, idêntico ao utilizado no SGSII, permite que o Note seja um pouco mais fino, atenuando os possíveis problemas de portabilidade causados pelo tamanho da tela. O poderio do Exynos garante, ainda, que as 5.3 polegadas da tela sejam bem aproveitadas com games e conteúdos multimídia mais elaborados do que os disponíveis para o “antigo” Dell Streak, que além de rodar com um Snapdragon, com CPU Scorpion 1GHz e com a fraquinha GPU Adreno 200, ainda vinha com o Android 1.6 (Donut).

A Samsung trabalhou bem na nova versão da Touchwiz de maneira que a interface tira excelente proveito de telas mais espaçosas e da qualidade de imagem da Super AMOLED Plus. Além disso, o Android customizado pelos coreanos recebe uns cuidados extras na parte de multimídia, como a capacidade de reproduzir vídeo de alta definição em até 1080p num container MKV sem qualquer conversão.

Ou seja, o sucesso do Galaxy Note pode demonstrar que há, sim, espaço para “tablet phones”. A existência de um modelo especializado nesse formato, na verdade, é menos preocupante do que a tendência de agigantamento das telas de todos os aparelhos top de linha, quase sem exceção.

A grande vantagem do Android como plataforma é a diversidade de opções de hardware para atender a todos os gostos e necessidades. É interessante que o Note exista e seu sucesso tem demonstrado que ele tem o seu lugar, mas torço bastante para que telas de 5.3 polegadas não acabem por estabelecer um novo padrão.

Categorias: Smartphones Android / Tags , , .

5 respostas a Galaxy Note vai bem e Samsung obtém sucesso onde o Dell Streak falhou

  1. Kriggs disse:

    "…mas torço bastante para que telas de 5.3 polegadas não acabem por estabelecer um novo padrão."

    Essa é a maravilha do android, o melhor que pode acontecer é você ter mais opções, mas não que terá somente celulares com tela gigante, afinal até hoje são lançados androids com tela de até 2,8" (SE Mix Walkman, SG5, LG P350).

    • O problema é que as telas grandes estão se tornando quase obrigatórias nos modelos hi-end. O Galaxy S II já chegou nas 4.3″, o Galaxy Nexus já foi até as 4,7″… quer dizer… daqui a pouco o Note não vai ser um destaque pelo tamanho da tela, porque a tela gigante acaba virando padrão.

  2. silva disse:

    Realmente a tela de 4 polegadas é um limite pra vc carregar o celular no bolso, acima dissco tem de ser numa pasta, oq aumenta a dificuldade. Agora, não descarto o teclado, pq assim pode ter uma tela menor com bom aproveitamento e com isso diminui o consumo de energia.

  3. Elias disse:

    Tenho um faz mais de um mês… Estou gostando muito, cabe no bolso de todas as minhas calças, a bateria dura bem (20h de uso intenso), a tela é realmente incrível, navegar em sites, ler arquivos (PDF, DOC, TXT, etc.) é muito confortável.
    Certamente meu próximo celular não terá tela menor que 5,3", é o tamanho ideal.
    Quanto à SPen, eu não uso muito, mas ela é muito facilitadora quando você quer produzir (até melhor que em um tablet).
    PS.: A tela é o que gasta mais bateria, o Note dura mais em uma ligação 3G do que lendo notícias.

  4. Mi Monteiro disse:

    Muito bom!!!Pra mim ele é perfeito, vale cada centavo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>