Publicado em

androidsecurity

O mais destacável problema de segurança enfrentado pelo Android consiste na possibilidade de apps contendo malware surgirem no próprio Android Market. Para falar a verdade, esse é o único problema digno de menção e ele está prestes a ser devidamente combatido pela implementação de um rastreamento automatizado que deverá detectar tais apps e removê-los com mais agilidade.

Minhas opiniões sobre segurança ou sobre uso de antivírus no Android já foram expostas aqui em outros artigos. Em suma, apesar de terem surgido casos de malwares encontrados em apps disponíveis no próprio Android Market, uma simples verificação das permissões requeridas pelo app no sistema pode facilmente desmascarar aqueles mal intencionados. O cuidado com a instalação de software de qualidade, conhecidos e bem avaliados por outros usuários, é salutar em qualquer sistema operacional.

Por outro lado, não faz sentido exigir do usuário tanta diligência e permitir que apps maliciosos estejam vindo do próprio Android Market. Embora o time da Google tenha sido ágil na detecção e na exclusão desses apps, um número considerável de usuários chegou a ser “infectado” justamente por confiar na procedência de algo que veio da fonte oficial de aplicativos do ecossistema.

A nova camada de segurança funcionará como um “antivírus” centralizado, que passa a rodar nos servidores do Android Market, agindo principalmente sobre novas inclusões ao acervo ou sobre as atualizações. Isso deverá tornar o sistema de detecção e exclusão praticamente imediato, sem tolher a liberdade de publicação que faz parte da lógica da plataforma.

Com a novidade, o uso de um antivírus para Android rodando no seu smartphone passa a fazer ainda menos sentido. Haverá um “antivírus” central rodando no Android Market e se ele é a sua única fonte de apps, uma segunda verificação comendo recursos do seu aparelho e a carga da sua bateria se faz ainda mais supérflua. Afinal, conceitualmente, não existe um vírus sequer para o Android, tendo em vista que a capacidade de infectar indivíduos através de um portador previamente infectado é fundamental para caracterizar um vírus.

Via Google Mobile Blog

Categorias: Segurança / Tags , , .

4 respostas a Mudança no Android Market cria uma nova camada de segurança

  1. Erick Mendonça disse:

    Boa! Uma verificação antes de publicar o app seria uma boa, mas o Google é teimoso nisso.

  2. Derni Borges disse:

    Umas das poucas utilidades nesse caso do Antivirus é pra quem instala muitos apps de fontes "desconhecidas".

  3. jmarcosmusic disse:

    compartilhar isso.

  4. Vinicius disse:

    Ideal sempre e baixar todos os APPS no Google Play , é muito mais seguro e não pega nenhum malware .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>