Publicado em

galaxy s2 ics kernel

Uma semana depois de iniciar a distribuição do ICS para o Galaxy S II, a Samsung fez a gentileza de liberar o código do kernel do sistema, possibilitando às comunidades que trabalham com custom ROMs fazerem maiores avanços em seus projetos.

Uma versão final e oficial do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) para o Galaxy S II começou a ser distribuída desde a semana passada. Embora ela não tenha chegado ainda para os usuários brasileiros via Kies, é possível realizar a instalação seguindo as instruções publicadas aqui no blog.

Mesmo senso um lançamento aguardado e que vem fazendo a alegria muitos usuários, o ICS fornecido pela Samsung tem recebido algumas críticas. A principal delas diz respeito ao fato de o sistema estar, em nível de interface, inteiramente recoberto pela Touchwiz, o que tira o brilho do Ice Cream Sandwich, por tratar-se da versão do Android que recebeu as mais profundas e interessantes mudanças nesse quesito.

Traduzindo, o Android 4.0 da Samsung não entrega ao usuário a verdadeira experiência do esperado Ice Cream Sandwich. Pra piorar, a Touchwiz que recobre o novo sistema não recebeu consideráveis alterações. Trata-se, basicamente, de uma interface que foi desenvolvida com o Gingerbread em mente, que agora foi jogada em cima do ICS.

Para aqueles que preferem ou que ao menos pretendem experimentar o ICS puro, a saída é esperar pelo Cyanogen Mod 9, que já se encontra numa etapa avançada do desenvolvimento, com algumas questões em aberto (problemas na câmera) que devem agora ser resolvidas com o acesso ao código do kernel.

O que temos atualmente no CM9 não é algo usável no dia a dia. Quem se dispõe a abrir mão do bom funcionamento da câmera no seu celular? Uma vez sanados esses últimos bugs, versões utilizáveis do sistema deverão ser liberadas e poderemos, finalmente, ver o Ice Cream Sandwich rodando com sua bela interface original no Galaxy S II.

Bancando o advogado

Há uma tendência, no mundo do Android, de demonizar os fabricantes com relação às alterações que fazem sobre a interface do Android. Como usuário, tendo a preferir a experiência do Android original. No quesito estético ele só veio a ficar bom agora, mas o acesso às funções do sistema, o que interessa, sempre me pareceu melhor sem as interfaces proprietárias dos fabricantes.

Ao mesmo tempo em que o mercado impõe uma necessidade de diferenciação do que é oferecido pelas marcas, a comunidade de custom ROMs vem melhorando seus trabalhos e, para os modelos compatíveis, o Cyanogen Mod oferece a melhor experiência para quem prefere o Android como ele foi inicialmente projetado.

Não é exigível que a Samsung, após vender incontáveis Galaxy S II com a TouchWiz, resolva, através de um update, mudar completamente a interface do sistema, confundindo muitos milhares de usuários que não se adaptam facilmente a esse tipo de mudanças. Entregar o ICS puro, nesse caso, seria um desastre e geraria muito mais reclamações do que essas advindas de usuários como nós, que preferimos a interface original.

A melhor postura esperada do fabricante, nesse caso, é justamente a de facilitar o trabalho das comunidades. Ao mesmo tempo em que lança seu Android moldado pela empresa, dar à comunidade os recursos dos quais precisam para tocar seus projetos. Nesse quesito, a Samsung se sai muito bem, mantendo os bootloaders destrancados e fornecendo com agilidade os códigos dos quais a comunidade necessita. Agora vamos esperar o que o time do Cyanogen Mod 9 irá preparar para o Galaxy S II.

Com informações: IntoMobile

Categorias: Samsung Galaxy S II / Tags , , , , .

2 respostas a [Galaxy S II] Kernel do ICS liberado, que venham as custom ROMs

  1. AldemirSF disse:

    OK! Mas bem que a Samsung poderia dar a opção de escolher as duas interfaces, igual se você instalasse os "Lauchers" da vida. Seria uma opção interessante. Assim, quem fosse mais, digamos, "avançado" escolheria e os usuários com menos experiência continuariam com a TochWiz.

  2. Não vejo problema na interface da Samsung! O ICS da Samsung européia ficou muito bom no meu Galaxy SII. Só o fato de tirar as configurações da Claro já melhorou o telefone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>