Publicado em

eco galaxu s ii

Alguns leitores têm percebido e relatado um problema de “eco nas ligações” com o Galaxy S II. Quem percebe o tal eco, no entanto, não é o usuário do aparelho, e sim seu interlocutor. A pessoa com quem você está falando reclama de estar recebendo a própria voz de volta, como se fosse um eco. O problema é gerado pela combinação da tecnologia de “noise cancelling” com o uso de qualquer capa protetora sobre o aparelho.

O Galaxy S II possui, ao lado da entrada para headphone, um furinho com um microfone especial que serve para captar ruídos do ambiente. Esses ruídos de fundo são analisados empregando uma tecnologia de “noise cancelling” da Audience, que os retira do áudio trafegado na chamada. Até aí tudo lindo. O problema aparece quando você adiciona qualquer capinha protetora ao aparelho.

Na presença da capa protetora, talvez devido ao posicionamento do captador, o sistema de cancelamento de ruídos manifesta um mau funcionamento e passa a gerar um eco na voz da pessoa com quem você está falando. Você não percebe o eco, apenas o seu interlocutor, que está recebendo a própria voz de volta.

Possíveis soluções

A solução mais imediata é o uso de uma capa protetora desse tipo “carteira”, que mantém o smartphone guardado. Se você retira ele de dentro da capa durante as ligações, o problema está sanado. Outras soluções circulam pelos fóruns do XDA Developers, como alguns hacks que desativam o sistema de cancelamento de ruídos via software. Algumas custom ROMs já vêm, inclusive, com a função desativada por padrão.

É inimaginável que a Samsung venha a reconhecer esse problema como um defeito ou falha de projeto, tendo em vista que ele só se manifesta quando o celular está inserido numa capa protetora fornecida por terceiros e que não faz parte dos acessórios oficiais destinados ao modelo. De qualquer maneira, seria interessante ouvir da empresa um pronunciamento sobre o problema, mesmo que fosse uma indicação de um tipo de capa protetora mais adequada, que não cause o problema do eco nas chamadas do Galaxy S II.

Categorias: Samsung Galaxy S II / Tags , .

28 respostas a Eco nas ligações do Galaxy S II, causas e possíveis soluções

  1. Alessandra Barreto Leal disse:

    O meu galax Sll está com problema de eco. Qual o melhor tipo de capa protetora? Se o problema persistir, qual outra tentativa? Pois não tenho autorizada na minha cidade. E tenho dois aparelhos com este problema. Com dois meses de uso. Obrigada. Desde já agradeço.

  2. Jorio disse:

    O meu e de outros zilhoes de consumidores. Simplesmente não tem capinha compatível e como dito no post, a Samsung que não existe esse problema no celular super top master dela.
    Penso que a melhor estratégia seria o recall, traria muito mais confiança aos usuários.

  3. Elizandra disse:

    Mesmo sem a capa já vi casos do SII reproduzir o eco. Pelo menos agora eu entendo o por quê.

  4. Rodrigo disse:

    O Meu aparelho, mesmo sem a capa apresenta o ECO. O aparelho é sem sombra de dúvidas fantástico mas, deixou a desejar na principal função de um telemóvel.

  5. Rocelyto Dias disse:

    como faço para desligar esse acessorio para ruidos? obg

  6. Pedro Dias disse:

    Tive esse problema e levei a autorizada umas quatro vezes. Depois de brigar com o técnico que insistia que o problema não era da samsung se o aparelho não funcionava quando colocava a capa, ele verificou novamente e descobriu que era simplesmente pelo encaixe da borracha do microfone que estava causando aquilo(pelo menos foi o que escreveu no formulário) , não sei se ele desativou o "noise cancelling", creio que não. Mas observei que depois de sanado o problema eu consigo gerar esse problema simplesmente tapando com a mão a região do microfone. De repente essa solução funcione para os outros.

  7. A capa que comprei para o meu SII tem um furo para o microfone de noise cancelling, assim não apresentou nenhum problema.

    • A minha também tem o tal furo e o eco aparece do mesmo jeito. Me parece que o problema não está relacionado à obstrução do furo do microfone, e sim com o contato da tampa traseira com a capa, que faz com que a tampa se torne mais dura (menos flexível) e assim a sua superfície interior reflete mais som. Apenas um palpite. É complicado descobrir qual o papel da capa nesse problema, mas ele é bem evidente e aquele furo não resolve.

  8. Bruno disse:

    A capinha do meu Galaxy S2 já tem o furinho.. talvez por isso que eu nunca tive esse problema.. :D
    que Aliás, seria uma outra forma de solucionar o problema, não? faz um furinho com um preguinho pequeno ou algo do tipo

  9. Pedro Dias disse:

    A capa que comprei também tem o tal furo, mas isso não impediu de acontecer o problema. Mas finalmente o problema já foi resolvido. Comprei uma Capa Bumper para testar se ocorria o problema do mesmo jeito, mas acabou que ela não chegou a tempo. Se alguém animar compra uma e testa ae…

  10. Karen disse:

    Nossa, o meu S2 também apresenta o mesmo problema se uso a capa, faz eco do outro lado da linha, se tiro pára…..e com menos de um mes de funcionamento veio a ocorrer outro problema comum neste aparelho, ele não reconhece o chip, não faz ligação, não envia sms e nao acessa o 3G, está exibindo a mensagem "rede móvel não disponível", nem celular ching ling dá tanto problema como este super S2.

  11. Pingback: Como eliminar o eco nas ligações do Galaxy S II

  12. Helder Sá disse:

    Comprei um Galaxy SII, novo lacrado na caixa no final do mês de março de 2012 e estou com o mesmo problema. Após ler alguns foruns sobre o problema, do eco nas ligações, tentei aplicar as seguintes alternativas, encontradas:

    1 – Retirar a capa de Silicone. Fiz o procedimento e o problema continuou;
    2 – Tapar o orifício do redutor de ruído com uma fita adesiva utilizando a capa de silicone. Fiz e o problema continuou, porem com o eco minimizado;
    3 – Tapar o orifício do redutor de ruído com uma fita adesiva e retirar a capa de silicone. Fiz e o problema diminuiu, porem não sentir qualidade na ligação.
    4 – Desligar o redutor de ruído durante a ligação. Essa é a unica solução que tira o eco.

    Conclusão: estou insatisfeito com a situação. Se soubesse desse problema antes, não teria comprado o aparelho. Espero que a Samsung se sensibilize, já que ela tenta concorrer com o Iphone, e envie para os usuários uma solução via atualização de software, para que possamos resolver o problema por definitivo, pois acho um absurdo ter que abrir um aparelho novo para solucionar esse problema.

    • Claudia disse:

      Tampei o furinho externo que existe ao lado do fone de ouvido na parte superior do aparelho.
      Com fita isolante preta. Acabou meu problema de eco.
      Uma vergonha SANSUNG. Quase dois mil reais o aparelho e eu usando fita isolante preta …. só no Brasil mesmo.

  13. Dennis disse:

    Estou com o problema do eco apenas quando uso a capa, e ela TEM todos os furos (alem disso, sai cortando ela e aumentando os furos, para me certificar que o problema não era de tapar nenhum furo).
    Até agora duas coisas resolveram:
    1- tirar a capa, ou afastar a parte inferior da capa (que fica perto do botão "iniciar" do aparelho, e do mic inferior) durante a chamada. Ainda que a parte superior da capa esteja encaixada, se voce afastar a capa do aparelho da metade para baixo (uma distancia de 1 dedo, por exemplo), ele tira o eco. Isso só dá pra testar com capas flexiveis, de silicone ou tpu, obviamente… Mas tirar a capa tambem resolve.
    2 – tirar o redutor de ruidos. Para quem nao quer mexer na rom, nem quer ter que desligar a funcao a cada chamada feita ou recebida, essa opcao não é opcao, no final das contas…

    Estou pesquisando uma capa compativel que resolva isso. Meu colega tem um SII com capa de silicone bem flexivel (e feia)… vou testar com ele para ver, ja que a minha é mais rigida, é de tpu.

    Tambem existe uma possibilidade de meu colega nao ter problemas com eco… que é o fato de ele estar com o sistema android 2.3.5 (o meu é 2.3.6)… talvez esse sistema nao use redutor de ruidos nas chamadas… vou verificar isso.

  14. Ricardo disse:

    Também estou com o problema, retirei a capa e o eco diminui, porem 100% não são todas as vezes.
    Já rasguei a capa, que era de TPU.
    Tenho um pouco de pé atrás para trocar a ROM, pois não sei se isso implaca na garantia.
    Seguindo vocês..

  15. Paulo disse:

    Tampe o furo do microfone superior com um pedacinho de durex e o problema será resolvido. A Sansung não se manifesta a respeito, e diz que é uma caracteristica do aparelho, erro de projeto virou caracteristica.

  16. Rafael disse:

    O PROBLEMA DO ECO NÃO É A CAPINHA, A CAPA APENAS AMPLIFICA O ECO. RESOLVI O PROBLEMA. O meu Galaxy S2 sempre teve esse eco infernal, o qual só ficou mais evidente com o uso da capa, sem a capa era praticamente imperceptível, porém com o tempo, mesmo sem a capa, começou a ficar mais aparente o eco. HOJE de manhã, recebi a atualização do ICE CREAM SANDWICH, que, pasmem, resolveu por completo o problema do ECO, mesmo com capa o eco sumiu completamente, definitivamente. MARAVILHA. TESTEM!

    • É isso que eu tava loco para saber se com a nova versão do android resolveria o problema, ou pelos menos viesse com uma opção para desligar este microfone de ruídos. O meu é da operadora TIM até o momento apenas da VIVO está disponível, a Tim prometeu a atualização para semana que vem, vou aguardar pois já estava enviando ele para garantia.

    • Gustavo disse:

      RAFAEL… na App Store tem várias opções desse ICE CREAM SANDWICH… qual seria a sua? Sou super iniciante e a maior parte do que as pessoas escrevem aqui é indecifrável para mim. Estou buscando alternativas mais simples e a sua é uma delas.
      Funcionou memso contigo? Me diz qual foi o ice cream dentre as opções…

    • Karen disse:

      Fato! o meu SII também está com o ICS 4.0 e não dá problema de eco… todavia, quando coloco capinha, mesmo com todos os orifícios, observa-se discretamente um eco sim… o jeito é deixar o celular desprotegido e atualizado!

      • Sim. O problema existirá em todas as ROMs oficiais da Samsung, apesar de um ou outro usuário relatar que uma atualização resolveu o problema.
        Ele só desaparece realizando esse procedimento ou usando uma ROM como o CyanogenMOD, que desabilita o sistema de cancelamento de ruídos, responsável pelo problema.

  17. Pingback: Anônimo

  18. willian disse:

    meu GS2 ta com o ICS ( android 4.03) e não da problema de eco…..

  19. rafaela rafale disse:

    Rafael meu S2 é novo e com capa ou sem capa tb tem o problema de eco para quem me ouve… Esse ICE CREAM SANDWICH não tem vírus?
    Rafaela

  20. ALEX disse:

    ATUALIZEM PARA O 4.0 QUE RESOLVE TUDO. NO MEU RESOLVEU. O DA MINHA ESPOSA TINHA UMA VERSÃO 2.3 UM POUCO MAIS NOVA QUE O MEU E NÃO DAVA ECO, ATUALIZEI O MEU PARA O 4.0 PELO KIES E RESOLVEU TUDO.

  21. Romildo disse:

    Li todos os comentários… Fiquei decepcionado com a SAMSUNG… Não admite a falha… Que vergonha!!!
    A solução mesmo é mudar para outro aparelho ao invés de fazer "remendos"… Essa empresa tinha, no mínimo, que chamar todos os clientes e fazer um recall…

  22. Montezemolo disse:

    BATATA! Tirei a capinha e resolveu o problema! Obrigado pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>