Publicado em

pure ics

Após examinar os prós e contras de várias opções, escolhi a Pure ICS como custom ROM com o propósito de ter a experiência do Ice Cream Sandwich puro no Galaxy S II, sem Touchwiz, do jeito que o Android 4.0 foi idealizado pelos designers de interface da Google.

Diferente do que ocorre com o Cyanogem Mod 9, alguns projetos de Custom ROMs não estão sob a árdua missão de começar do zero, partindo do código original do Android liberado pela Google. Assim como outras, a Pure ICS parte do código da própria Samsung e, sobre ele, insere otimizações de sistema de modificações de design desenvolvidas na comunidade.

Tendo usado por quase um mês a ROM oficial da Samsung destinada a entregar o ICS para o SGSII, posso afirmar que minhas impressões sobre o sistema não foram as melhores. Talvez os desenvolvedores da empresa tenham sido pressionados pelo prazo e liberado um sistema que ainda não estava assim tão maduro. Além do que, convenhamos, nos interessa o Ice Cream Sandwich com sua interface original, não recoberto pela Touchwiz.

Destaco os principais problemas observados no Android 4.0.3 entregue pela Samsung em sua primeira leva de ROMs oficiais:

  • Drenagem de carga da bateria – um bom pedaço da sua autonomia de uso do smartphone vai pro brejo. Comparado com o que tínhamos no Gingerbread, o novo sistema está consumindo em Coulombs mais do que um Opala velho bebe de gasolina.
  • Desempenho inferior – não que o novo sistema tenha transformado seu Galaxy S II numa carroça, mas há uma ligeira (porém perceptível) perda de desempenho com a mudança, o que é inconcebível, tendo em vista que o novo sistema foi desenvolvido para tirar melhor proveito do hardware mais atual;
  • Touchwiz sobre o ICS – aqui a pior mancada da Samsung. Não apenas cobrir a melhor interface já feita pela Google para o Android, mas cobri-la com algo que foi claramente desenvolvido para o Gingerbread, sem qualquer alteração significativa que pudesse harmonizar melhor sua interface proprietária aos padrões do novo Android.

Dessa maneira, a abordagem de vários projetos desenvolvidos pela comunidade tem mirado a solução desses principais problemas. Minhas primeiras impressões sobre a Pure ICS são positivas. A ROM deixou meu Android inteiro com a aparência do ICS original. Além disso, oferece desempenho superior e, a primeira vista, menos voraz na drenagem da bateria.

A instalação se dá através do menu do Clockwork Mod, preferivelmente partindo do Gingerbread. Tive problemas numa tentativa que teve o Android 4.0.3 oficial da Samsung como ponto de partida. Talvez a ROM precise dos bootloaders do Gingerbread para instalação e funcionamento.

Com a Pure ICS instalada, seu Galaxy S II terá o Ice Cream Sandwich basicamente igual ao apresentado nos Nexus. Embora não seja uma ROM que parte do AOSP, o cuidado com os elementos de tema, assim como o emprego do Apex Launcher, teve um ótimo resultado.

Categorias: Samsung Galaxy S II / Tags , , .

22 respostas a [Custom ROM] Pure ICS coloca o Android 4.0 puro no Galaxy S II

  1. Vinniciushsf disse:

    como faço para instalar a Pure ICS…..

  2. Vinniciushsf disse:

    òtimo post…..

  3. Daniel Gileno disse:

    Como vc avalia essa ROM comparada ao CM 7.1 que vc estava rodando anteriormente?

    Minha maior preocupação é com o consumo de bateria do SII, se ele aumentar vou ter que andar com um carregador movido a energia solar na rua!!!

  4. duard disse:

    O relógio branco já faz com que não seja igual ao ICS puro. Estou usando CM9 e acho que visualmente é mais parecido.

    CM9 está com consumo de bateria legal, filmando em HD (filmo minhas pescarias direto e reto), rápido e não tenho tido travamentos.

    Estou baixando esta ROM sugerida, quando der tempo testarei.

    • Se você está bem com o CM9, acredito que não faça muito sentido ir para essa ROM. Estou com ela provisoriamente porque uso TV Out e essa função ainda está sem funcionar direito no CM9.

      Como estão os vídeos da câmera? O 1080p está filmando e reproduzindo de maneira fluida, sem sopapos e travamentos?

    • Paulo Rocha disse:

      O relogio é azul, eu estou usando, eé bem rápida e estável.

  5. Diego disse:

    Você sabe onde encontro um tutorial de como instalar o PURE ISC???

  6. Vinniciushsf disse:

    Alguem sabe qd sai a CM9…para GSII

  7. duard disse:

    De uma olhada neste vídeo, feito sexta feira "da paixão" eu acho …. http://www.youtube.com/watch?v=87RFg7PK4LY

    Penso que esteja tudo tranquilo.

  8. Jhulie disse:

    Me dê um help Ticianoo… Como faço pra instalar esta Rom?

  9. Jhulie Evelin disse:

    O aplicativo de rádio funciona normalmente nesta Rom?

  10. Eduardo disse:

    Realmente queria o ICS puro… mas sempre fico receoso ao instalar qq rom nova.. oficial ou nao.. como faz pra instalar? o talk tem chat com video tb?

  11. Fred Pinto disse:

    Instalei a Pure ICS em substituição à ROM Original da Samsung, que ficou ruim demais e não sabia como fazer downgrade, muito me agradou a Pure ICS em comparação à original do S-II, entretanto tive um Nexus S com ICS orginal da Samsung e mesmo a essa nova ROM prometendo entregar um ICS puro ao S-II pode-se observar algumas discrepâncias.
    Não sei o quão claro consegui ser, em resumo, na posição de usuário curioso que sou, pela experiência que tive considero o Nexus S com ICS original superior à essa nova ROM no SG-II, anos luz superior à ROM original.

    Valeu muito Ticiano, sempre acompanho o blog! Parabéns pelo trabalho!

  12. Fred Pinto disse:

    Instalei a Pure ICS em substituição à ROM Original da Samsung, que ficou ruim demais e não sabia como fazer downgrade, muito me agradou a Pure ICS em comparação à original do S-II, entretanto tive um Nexus S com ICS orginal da Samsung e mesmo a essa nova ROM prometendo entregar um ICS puro ao S-II pode-se observar algumas discrepâncias.

  13. Vinniciushsf disse:

    Instalei a PURE ICS no meu galaxySII e foi a melhor coisa q fiz..Vlw pelo poste Ticiano…

  14. Ao invés de ir dormir me pego pesquisando tutoriais de rooms! Pure ics, CM9, root necessário, vários palavrões com pré-requisitos (será que ainda tem hífen?) que nem imagino! Pior, cada tutorial é mais milagroso que o anterior! Quebra este galho e manda um tutorial pros seu fiéis leitores! Só me aventurei a alterar o dispositivo seguindo seu post do ics, fora isto o aparelho continua intocado… os 81 apps do market não contam, certo? Uso muito mas depois desta atualização acabei aderindo a dois aparelhos, reativei um bb para falar e com isso economizar a bateria do I9100. Já até pensei em descer pra 2.3.6, pelo menos até sair uma versão realmente estável… O que recomenda?

  15. nandodonizette disse:

    Essa ROM tem suporte ao PT-BR? Fica complicado instalar sem ser traduzido.

  16. Uarlem Oliveira disse:

    Essas gambiarras de rooms é minha maior critica ao Android.

    Acho que as rooms lançadas deveriam ter um aplicativo simples e fácil para instalação (estilo das melhores aplicações de jailbreaker do IOS).

    Outra coisa é que o Google deveria assumir mais a responsabilidade e lançar um gerenciador do sistema (estilo itunes/ win update) que possa fazer isso para os usuários, sendo que o Google informaria para quais celulares a atualização é possível de ser realizada. Desta forma os usuários Android teriam a disposição o melhor dos mundos, atualizações personalizadas via diversas mod rooms, atualizações oficiais dos fabricantes e atualizações do Android puro disponibilizadas pelo próprio Google.

    Tudo bem parece papo de usuário burro que não gosta de se aventurar a futucar no sistema operacional do celular, porem temos que reconhecer que é uma minoria de usuários que possuem conhecimento, tempo, disposição e coragem para fazer essas atualizações por sua conta, correndo o risco de perder dados, incapacitar o celular e perder garantias sobre o aparelho.

    Enquanto não temos isso, um tutorial passo a passo cairia muito bem.

    Abraço a todos.

  17. Daniel disse:

    Tem tutorial do Pure ICS?!

  18. Evandro disse:

    Cade o Tutorial pra nos?????

  19. Jonatas disse:

    Galera quem quiser ajuda pra instalar o PURE ICS me add ae j_ferburg@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>