Publicado em

hermida-reverb

Há algum tempo falamos de um problema que afeta 6 a cada 5 aparelhos Samsung Galaxy S II i9100. Resumindo, se você estiver usando uma capa protetora, a pessoa com quem estiver falando deverá ouvir a própria voz devolvida, como num efeito de eco. Para maiores detalhes sobre a questão, recomendo ler o primeiro texto sobre o assunto. Aqui trataremos da solução.

Antes de seguir, é bom deixar claro que esse procedimento é um tanto “invasivo”. Sim, você vai abrir o seu Galaxy S II e criar um maior isolamento acústico para o microfone empregado no sistema de cancelamento de ruídos do aparelho, pois o problema é gerado por uma hiper-sensibilidade desse microfone, agravada quando o celular está coberto por uma capa protetora.

Dessa forma, você compreende que um erro cometido na compreensão ou na execução dessa dica poderá inutilizar seu smartphone total ou parcialmente, além de saber que isso não será responsabilidade minha. Recomendo, aos que desejarem executar a dica, que leiam o texto inteiro antes mesmo de abrir seus aparelhos.

O método aqui exposto foi originalmente publicado nesse tópico do XDA Delelopers, de onde aproveitei também as fotos. Ele foi testado com sucesso por alguns usuários e também por mim. Caso você também deseje seguir a dica e se livrar do tal eco, vamos aos passos.

Como abrir o Galaxy S II

1

A figura acima mostra os 7 parafusos que precisam ser removidos para abrir o Galaxy S II. Você precisa de uma chave estrela com uma ponta bem minúscula para essa operação. O único ponto aqui é que quatro desses sete parafusos possuem Loctite aplicado a eles, um esmalte de fixação que deverá indicar para os técnicos da Samsung que o aparelho já foi aberto.

Se você quiser um trabalho bem feito, identifique esses parafusos e tenha Loctite da mesma cor para aplicar neles quando fechar o aparelho. Atenção, é preciso saber qual parafuso veio de qual furo, e devolvê-los aplicando Loctite (ou não) para os seus furos de origem. Essa é apenas uma tentativa de resguardar sua garantia, mas não há certeza de que ela não será perdida de qualquer maneira.

Após retirados os parafusos, você precisa abrir o aparelho, o que requer um pouco de coragem e de cautela, tendo em vista que a carcaça é fixada com bastante firmeza. A maneira mais segura de fazê-lo é usando a unha (usei uma palheta de guitarra) e começando pela parte superior, onde está o parafuso marcado como número 1 na foto. O vídeo abaixo serve de grande ajuda.

Lembre-se de que você não precisará desmontar o aparelho por inteiro (como feito no vídeo), mas apenas remover a tampa traseira. Cuidado! Os botões do volume e do power tendem a pular fora quando a tampa é removida. Fique atento para não perdê-los.

Situando o problema

3

Com o smartphone aberto, observe atentamente a área destacada na figura acima e localize a entrada do headphone, apenas para que possamos nos situar.

Agora observe que à esquerda da entrada do headphone está uma pecinha de borracha (A). Essa peça envolve o microfone do sistema de cancelamento de ruídos, como uma caixinha que contém a peça dentro. Essa pequena estrutura é onde será executado nosso primeiro passo.

Logo à direita da entrada do headphone há o autofalante por onde você escuta a voz do seu interlocutor nas chamadas (B). Ele está objeto do segundo e último passo.

1º passo – Isolando o microfone

Você precisa retirar a pecinha de borracha  (A), sem alopração, para não arrancar junto o microfone. Com a peça fora do lugar, pressione o microfone com o dedo para que ele se acomode na estrutura plástica e devolva a peça de borracha para o seu lugar cobrindo esse microfone. O objetivo é criar um abafamento reduzir a sensibilidade da captação.

Certifique-se de que a borrachinha ficou firme o bastante para não se deslocar quando você for fechar o aparelho.

2º passo – Isolando o autofalante

À direita da entrada de headphone pode ser visto o altofalante superior do aparelho (B), destacado na figura acima, por onde você ouve a voz das pessoas durante as chamadas. Para maior garantia de que a voz do seu interlocutor não continue chegando até o microfone e provocando eco, recomenda-se cobrir esse autofalante com uma peça plástica ou de borracha. Na dica original, o autor usou um pedaço de cartão. No meu caso, usei um pedaço daquele tecido esponjoso que vem em embalagens de placa mãe de PC.

ATENÇÃO

Não usarei aqui a imagem do autofalante protegido, postada no tópico do XDA, pois nela há um possível equívoco. Note que à direita do autofalante a ser recoberto há uma contato dourado. Esses contatos se conectam a outros presentes na tampa quando o aparelho é fechado. Recomendo que essa pecinha dourada não fique recoberta pela proteção aplicada sobre o autofalante. Portanto, recorte seu material isolador na medida certa.

Fechando o aparelho

Sem alopração aqui. Essa é a etapa mais delicada do processo. Siga com cuidado.

Antes de fechar, verifique se está tudo em suas devidas posições. Observe que há um flat cable (uma pequena fitinha) que sai da lateral direita da entrada do headphone e se acopla à placa de circuito por um conector pequeno e retangular, logo abaixo do autofalante (B). Esse pequeno conector pode sair do lugar no procedimento. A função dele é “informar” à placa que o headphone foi retirado, ativando áudio no autofalante do celular. Se ele ficar desconectado, você perderá o áudio, inclusive dos ringtones e do despertador.

Com cuidado, comece a fechar a partir da parte superior e, antes de encaixar as laterais, devolva aos seus lugares os botões de volume e do power. Faça todo o procedimento de encaixe sem colocar força. Observe se o fechamento está progredindo  com uma pressão pequena ou média. Se algo estiver fora do lugar e você aplicar uma força desproporcional, pode acabar quebrando alguma das pequenas estruturas que ficam sobre a placa, com resultados desastrosos.

Se alguma coisa der errado e algo não funcionar no seu aparelho, respire fundo, tome um suco de maracujá, engula o choro, abra e examine tudo cuidadosamente. Foi assim que descobri o detalhe do flat cable relacionado à entrada do headphone, quando senti falta dos sons de notificações.

Com o aparelho fechado, se tudo tiver corrido bem, o problema do eco no Galaxy S II estará resolvido. Agora você pode usar sua capinha protetora e conversar pelo telefone sem que a pessoa do outro lado se sinta como se estivesse dentro de uma caverna.

Categorias: Samsung Galaxy S II / Tags , , .

8 respostas a Como eliminar o eco nas ligações do Galaxy S II

  1. @serdnanomis disse:

    Na minha opinião de merda, não seria mais facil tirar a capinha ou fazer um furo nela na mesma posição do microfone?

    • Bom, já que você mesmo adjetivou sua opinião como "de merda", só me resta dizer que a porra do furo já vem feito em todas as capinhas e não adianta nada.

      • @vagner_m disse:

        Hehehe… Quanta delicadeza de voces dois :D

        Quanto ao artigo, parabéns pela coragem de abrir o aparelho e fazer todo esse procedimento.

        Por mais tentador que seja acabar com este problema, eu não tenho coragem de desmontar o aparelho e fazer todo esse procedimento.

        • Olá Vagner, dá medo mesmo. O ideal seria que houvesse uma solução via software, como um app que simplesmente desligasse o sistema de cancelamento de ruídos. Parece que algumas custom ROMs trazem esse recurso.

    • Uma sugestão "de merda" também: eu instalei o CM 7.2 RC1 e acabou minha dor de cabeça!!!!

      Aeeeewwww!

  2. Dj Secreto disse:

    Antes de tentarem desmontar o aparelho, como sugerido no posto acima, tente colocar um pedaçinho de fita isolante apenas em cima do furo do redutor de ruido que fica próximo a entrada do fone de ovido, que seus problemas estarão resolvido e pode usar qualquer capinha protetora normalmente.

  3. Alex disse:

    Atualizem para o 4.0 pelo KIES que resolve tudo. Comigo resolveu na hora. Já varias capas e não deu nenhum eco. Perfeito.

  4. campelo disse:

    No meu caso eu desligo o aparelho, tiro a capa, a tampa, ponho de volta, religo e volta ao normal.
    po enquanto tem funcionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>