Publicado em

Ice-Cream-Sandwich

A versão mais recente do Android, apelidada Ice Cream Sandwich, tem encontrado problemas para se popularizar entre os dispositivos dos mais variados fabricantes. Além de deixar de fora uma boa leva de smartphones e tablets mais baratos, o Android 4 mostra-se problemático até quando implementado para alguns modelos hi-end.

Sem dúvida, o ICS coloca o Android no rumo em que gostamos de vê-lo em termos de interface e de novos recursos. A implementação do sistema na base instalada da plataforma é que tem se mostrado complicada.

Um bom exemplo disso é o do Nexus S, aparelho que recebe suporte direto da Google e que, após alguns exemplares em algumas operadoras receberem o update, teve a atualização pausada até que uma série de problemas fossem solucionados, o que se deu apenas recentemente.

Após instalar o Ice Cream Sandwich no Galaxy S II, testar por mais de um mês e depois fazer um test drive numa custom ROM baseada no original da Samsung, a impressão é de que o ICS nunca irá oferecer, nesse dispositivo, o bom funcionamento que o Gingerbread original apresentava.

O maior problema do ICS no Galaxy S II é, disparado, o da bateria. Instale o sistema e veja a carga ir embora voando. A autonomia de uso é ridícula, se comparada ao que vemos no Gingerbread. Como se não bastasse, o desempenho geral do sistema, embora seja bom, também deixa a desejar quando comparado ao que víamos no antecessor.

“Ah… mas a interface do Android 4.0 é linda”. Não, amigo. Estamos falando de uma ROM da Samsung completamente recoberta pela Touchwiz onde você dificilmente vê alguma diferença entre ela e a versão anterior, para piorar.

Algumas custom ROMs resolvem por completo a ligeira queda de desempenho e são até capazes de atenuar o problema com a bateria, como é o caso da Pure ICS. Pude testar por uns dias o Cyanogem Mod 9 o projeto já está realmente muito próximo de entregar uma ótima experiência com o ICS, mas ainda faltam resolver alguns problemas.

De qualquer maneira, não é admissível que custom ROMs se tornem obrigatórias para que se tenha um dispositivo em bom funcionamento. Elas são interessantes, mas é bom que sejam opcionais, sempre.

Sabemos que o ICS trouxe para o Android um grande salto em relação a versões anteriores, além de ter vindo para cumprir com a missão de reunificar o sistema entre smartphones e tablets, acabando com a divisão havida entre o Gingerbread e o Honeycomb. Talvez o salto tenha sido maior do que as pernas, daí os problemas encontrados na implementação do sistema.

O ano de 2012 já vai pela metade e, com a exceção dos usuários do Galaxy Nexus, quase ninguém anda muito feliz com o ICS. A atualização dos Nexus S foi retomada, mas os resultados continuam variando entre aparelhos e operadoras, com alguns usuários reportando problemas com o desempenho do rádio, principalmente.

jelly-beans

A próxima versão do sistema está prevista para até a metade de 2012, ou seja, o ICS ainda nem se resolveu e o Android 5.0 (Jelly Bean) já bate à porta, talvez com a missão de, justamente, arrumar a bagunça que o antecessor fez na casa. É o que esperamos.

Categorias: Android / Tags .

26 respostas a O que saiu errado no Ice Cream Sandwich?

  1. Lucas disse:

    É isso mesmo que entendi? Você desprezou totalmente o ICS somente porque você testou UMA ROM adaptada no seu galaxy s2? Pelo amor de deus.. O nome do artigo deveria ser "porque a port chinesa do ics coberto pelo TW não deu certo no meu galaxy s2"

    Francamente..

    • A ROM instalada no Galaxy S II é a original da Samsung, distribuída no mundo todo e que deve chegar por aqui logo logo. Não existe "port chinesa" de ROM stock, original da Samsung.
      O Galaxy S II não é o único exemplo usado no texto. O próprio Nexus S não se deu bem com o ICS. Em nenhuma versão anterior do Android um Nexus demorou tanto a receber o novo sistema.
      O Asus Transformer Prime também teve uma má experiência com o ICS, com devs do XDA relatando que o tablet estava melhor com o Honeycomb mesmo.
      Não há como fazer um texto desse tipo cheio de exemplos justamente porque o Android 4.0 não está sendo distribuído. Cadê ele nos demais modelos? Entre os aparelhos vendidos no Brasil, ele só está oficialmente no Galaxy Nexus. No Galaxy S II é possível instalá-lo com a ROM europeia, em nada diferente da que chegará por aqui, e é problemática.

  2. Cleytonbs disse:

    COMOASSIM?
    Sinceramente, vc é a primeira pessoa a reclamar da autonomia da bateria. Todos os fóruns que acompanhei, tirando os casos de erros evidentes corrigidos futuramente, todas as pessoas falaram bem da autonomia da bateria.
    Com ctz o ICS do SII, modificado pela Samsung, não chega perto da blz do Nexus. Mas o sistema com ctz teve várias melhoras, e repito, uma delas foi a autonomia da bateria. Até o gps, amém, ficou muitíssimo melhor.
    A única coisa, fora o TW, que não gostei, foi que percebe-se que em alguns momentos ele demora um pouco mais para executar um comando… às vezes.

    • Vou dar uma última chance com esse LP8 que surgiu mais recentemente. Se não ficar legal, volto pro Gingerbread numa boa.

      • Cleytonbs disse:

        Uso a de trinidad e tobago…

      • Pierre disse:

        Eu não tenho nada pra reclamar da bateria com o ICS, meu tablet dura bem mais do que eu esperava.
        Um colega meu tem o Galaxy X com ICS e a bateria dura tanto quanto qualquer outro android.

        E além da bateria, agora não lembro se já tive qualquer problema com o ICS.

    • Juliano disse:

      Estou rodando o ICS orginal no Galaxy S II e o desempenho da bateria é ridiculo! E sou um hard user de celular, há anos! Vou voltar para a versão anterior, pois de nada adianta algo bonitinho, mas quando voce mais precisa do celular, cade a bateria???!

  3. Diego disse:

    Devo discordar. Estou usando o ICS no meu SII e estou feliz da vida. Sem problemas de performance ou bateria. Sobre o launcher, cada usuário escolhe aquele que mais lhe alegre. Eu instalei o GO Launcher, por exemplo. A versão do meu ICS é a UHLPE.

  4. Franks Maia disse:

    O problema se reflete na parcela de usuários que utilizam as versões 4.x: http://developer.android.com/resources/dashboard/

    Cinco meses se passaram e menos de 3% dos dispositivos utilizam o Ice Cream Sandwich. Realmente, é o Windows Vista da Google.

  5. MaicoAndrade disse:

    Sou proprietario de um Nexus S e realmente há o problema do radio… mas eu o achei na atualização do 2.3.4 para 2.3.6, meu celular simplesmente nao funciona em lugares fechados e demora para voltar o sinal em lugares abertos e "baixos" (acima do 1º andar é quase normal)
    Fiz a atualização para o ICS e tentei trocentas versoes de radios sem sucesso, nao sei exatamente ainda se eh problema de software ou hardware.
    Em termos de experiencia de S.O, posso confirmar que senti uma diferença enorme ao sair do ginger e acostumar com a nova idéia do ICS!! Parece q td nao rodava tao "liso" como antes, mas nada que algumas customs para mudar o pensamento (O.C e ainda mais liberadade no sistema).
    AH, aceito sugestoes para mais testes nessa falha doida do radio do meu nexus… =)

  6. Sighted disse:

    O Galaxy note ficou muito mais dinâmico com o ics (olha q eh um leak chinês de perto modelo semelhante). A bateria ficou cerca de 20% melhor e o ligeiro lag no scrool da tela sumiu. Isso pq ele ainda está com um underclock de 1400 para 1200. Não volto ao GB nele nem em sonho!

    • lully disse:

      Olá, qual versão do ICS vc instalou no seu G-note? Instalei a oficial da samsung para aparelhos retail, ontem….e fiquei decepcionada, a bateria, que com o GB durava aproximadamente 30 horas com uso intenso, ontem ao testar o ICS ela esgotou em 6 horas.

  7. Cara, coincidentemente ontem eu estava voltando para o 2.3.3 stock do galaxy S, fiquei uns 2 meses com o ICS CM9 e ontem enchi o saco e voltei, cara, ficou MUITO mais rápido que antes.
    O ICS não tinha nada de tããão especial que me segurasse nele, acho que a atualização mais importante do android foi ecclair > froyo quando pudemos instalar nossos apps no SD, o resto são firulas e artificios para deixar o so cada vez mais pesado.

  8. T_E_Lawrence disse:

    Puxa, que balde de água fria…

    Tomara que o 5 resolva tudo isso.

    _____
    42

  9. Paulo Rocha disse:

    Eu estou usando a versão Trinidad e Tobago, com a Rom Pure ICS e percebi uma melhora de 20% na autonomia da bateria. O TW da Samsung era uma banana. Ele tá rodando mais rápido em relação a Gingerbread.Os Únicos problemas que encontrei foram a formatação do número no visor de discagem telefônica que não consegui resolver, mas esta discando numa boa (o trancinho do número do telefone esta antes dos dois últimos números), E a atualização por wifi me perece estar desabilitada.

  10. Scheldon disse:

    Olha, o seu post foi um bocado equivocado, primeiro que todos os problemas que você citou são ou culpa da samsung em fazer drives de merda para o Google e comunidade para fazer com que eles tanto tenham uma desculpa furada e imbecil para não atualizar os aparelhos quanto para que as opções mais do controle deles (galaxys contra nexus) ou são bugs que acompanham todos os S.O. e que podem muito bem ser consertados.

  11. Uarlem disse:

    Continuo achando que se o google continuar com essa politica de deixar o sistema solto como tá, vai tomar uma surra do windows phone. Comprei um samsung com win phone 7.5 para minha esposa e relmente é promissor. Adoro o meu SII com Android mas odeio o suporte que é dado ao sistema. Esse é o único ponto que tenho saudades do meu antigo iphone.

  12. Osama disse:

    Sinceramente, não tem como não taxar de equivocado seu texto. A adoção da versão depende das fabricantes, e não da Google. Bateria? Cara, tenho um SII usei a maioria das ROMS Stocks que já foi disponibilizada e tive um aumento significativo de vida útil, sem contar inúmeras melhorias na utilização. Hoje estou com a CyanoGen por um motivo apenas, não gosto de Launchers e o TWLauncher da Samsung não permite a criação de pastas (até permite, mas não tão bacanas quanto a do ICS). Aplicações novas, arquitetura diferenciada, integração… puxa, são tantos benefícios que obtive com a atualização… e você escreve em texto sem nem mesmo embasar direito o seu desgosto pelo ICS? Quer voltar pro GingerBeard, o que ele tem a mais que o ICS? Nada fico claro no que você escreveu…

  13. Paulo disse:

    O SII vai receber o Android 5?

  14. Fala Ticiano!

    Deu a louca na rapaziada? Cada um com a sua experiência! A minha no ics não era boa, a bateria sempre me deixava na mão (a enorme quantidade de apps constantemente sincronizados não influenciava, claro que não…). De qualquer forma não estava feliz e já havia te dito isto! Os apps já estavam lá no 2.3.

    Tudo bem, cortei parte dos aplicativos estocados pra um dia que nunca chegava e, finalmente, estou satisfeito: nova versão brasileira sem operadora (I9100VJLP7 I9100ZTOLP4)! Instalei ontem e até agora me agradou muito. Gps fantástico. Me parece que está consumindo menos bateria. Mouse e teclados bt sensacionais! Telefones no nosso esquema. Ainda é cedo mas até agora tá fluindo!

    Insatisfação é um problema comum! Agora penso no root! Netflix, livraria cultura e outros lixos poderiam ser descartados, certo? Se não quiser publicar, pelo menos indica um tutorial de confiança!

    Contrariando mais uma vez a rapaziada gostei do Apex. É interessante poder trocar todo o esquema do aparelho rapidamente, me lembrou os perfis do finado E61. Em um deixo atalho pro outro (Tw- Apex). Minhas anotações de tarefas, agenda, lembretes, etc, simplesmente somem de vista, aparecendo os tocadores, filtros de câmera, fotos e outros passatempos.

    Movimenta este blog! Tá querendo disputar em números de post (pra menos) com a Kunze? Assim vai ter que fazer um podcast pra pelo menos ter uma desculpa! Falando sério: não desanime!

  15. Não tem nada de equivocado no seu texto. Se tem gente satisfeita com a bateria no ICS, bom para eles. Agora não queiram vir exigir que todo mundo concorde com vocês. Faz um mês que estou usando o ICS disponibilizado pela própria Samsung (via TIM) e minha bateria está um lixo. Antes eu deixava em 100% antes de dormir e acordava com 90%. Agora eu deixo com 100% e acordo com 65-70%! E logo em seguida já cai pra 60%, 55%. Isso logo de manhã! Absurdo, inaceitável. E tem gente que acha OK vc ser obrigado a instalar uma versão extraoficial porque a oficial não presta. Eu não sou geek, não sei fazer essas coisas, nem me interessa aprender. Eu compro um produto e espero que ele funcione desde a hora que saiu da loja. E se fizeram uma atualização, era pra melhorar, e não me entregar este lixo. Estou revoltado.

  16. Pingback: Jelly Bean para o Galaxy S II é incerto, ou mesmo improvável

  17. Marijuana Sandwich disse:

    O autor comprou celular pirata e não entende de S.O..

  18. Heron disse:

    Excelente post… Olha sou novato no sistema android, comprei um galaxy s2 no states e ele veio com o ics… Gostaria de saber como o retiro e qual o melhor versão para o s2.

    Obs: Esse ICS consome demais a bateria, não funciona comigo nem um dia inteiro, mas metade.

    Obrigado!

  19. Isabele disse:

    Rapaz….aqui no meu Motorola Atrix xt687 funciona perfeitamente. É rápido, prático, a bateria dura o dia inteiro e uns quebrados (c joguinhos, wifi e 3g + tv). Talvez a samsung n tenha se preparado pra receber essa versão do jeito que alguns computadores insistem em não rodar bem com o win7. Acho que seu post é pertinente, mas assusta um pouco os futuros consumidores. Aqui, no meu motorola com ice Cream de fábrica, deu tudo certo!!

  20. Ana Colina disse:

    E mais alguém tá sofrendo com o ICS no Sony Xperia U?

    Mal mal consigo atender as ligações…. tá TUDO super lento!

    Help!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>