Embora não seja segredo que o Playstation Phone (ou Xperia Play) esteja realmente em desenvolvimento e com o anúncio oficial muito próximo, tudo o que temos sobre o aparelho parece um grande amontado de rumores. O suspense continua pairando, tendo em vista que o novo smartphone/videogame da Sony também não deu as caras na CES 2011.
De alguma maneira, o site de notícias tecnológicas chinês IT168 conseguiu por as mãos em um Sony Ericsson XPeria Play e revelar dados mais específicos sobre as configurações do aparelho. Além das informações, que permitem ter uma ideia muito mais apurada do que a Sony está preparando, o pessoal do IT168 produziu também um vídeo que é a mais clara aparição pública do produto já divulgada.
- GPU Adreno 205
- CPU de 1GHz QSD8255 da Qualcomm
- 512Mb de RAM, e 512Mb de ROM (torçamos para que os jogos sejam instalados no cartão SD)
- Câmera de 5 megapixel com filmagem em HD
- Câmera frontal para vídeo chamadas
- Tela LCD de 4 polegadas
- 1500 mAh battery (pra jogar? iihhh…)
- Android 2.3 (Gingerbread) com uma interface customizada
- Resultados impressionantes de benchmark, com 60fps no NeoCore e 1700 pontos no Quadrant
Bom, as especificações de hardware são bem razoáveis e, certamente, o aparelho será um excelente smartphone e dará conta de rodar ótimos jogos. Considero preocupante um aparelho destinado a se desdobrar cumprindo ao mesmo tempo papel de smartphone e de vídeo game portátil ter uma bateria com apenas 1500mAh que carga. É basicamente a mesma bateria que equipa boa parte dos Androids atuais, mas neles a jogatina não assume um papel de tamanho destaque.
Quanto aos benchmarks, o Quadrant não é capaz de dizer muita coisa. Embora ele possa ter a aparência de um teste criterioso, as experiências com o uso desse teste no processo de desenvolvimento de ROMs no XDA Developers permitiu constatar que os resultados não são verdadeiramente significativos. A pontuação não tem efetivamente ligação direta com o desempenho do sistema. Os resultados em ambos os testes são muito próximos dos obtidos em um Galaxy S bem configurado, que chega a marcar em torno de 1550 no Quadrant e 55,7FPS no NeoCore.
Aparentemente, o Xperia Play, sendo um aparelho especializado em jogos, não se mostra tão impressionante em matéria de hardware. O que deverá fazer a diferença nesse quesito será a disponibilidade de títulos para a plataforma, que dependerá de um bom trabalho da Sony e de suas parceiras de empreitada.
Pingback: Joysticks para Android avançam com Steelseries Ion