Publicado em

o que e android market

Tudo bem, você leitor do Droider já sabe o que é Android Market, mas a ideia aqui é dar uma colher de chá pros não-iniciados. Algo que percebi recentemente é que os recém-chegados nesses assuntos de Android e smartphones em geral ficam um tanto desassistidos na internet. Todo mundo só quer escrever conteúdo elitizado, dicas quentes para quem já manja da coisa, e o pessoal que não tem qualquer intimidade com os temas fica de fora. Vou dar minha contribuição pra resolver esse problema fazendo postagens esporádicas da série “colher de chá”, que tem o objetivo, justamente, de esclarecer dúvidas básicas, atendendo a quem está chegando agora nessa praia.

Começando pelo começo: o que é Android Market?

Um grande diferencial dos sistemas operacionais móveis mais modernos é o fato de cada plataforma contar com a sua loja oficial de aplicativos, facilitando a instalação de qualquer software diretamente do aparelho, sem que você precise conectá-lo a um computador para isso. Dessa forma, as duas maiores plataformas contam também com as duas maiores lojas de apps: o Android Market, da Google, para o Android e a App Store da Apple para o iOS, sistema operacional que equipa o iPhone e o iPad.

A ideia do Android Market, assim como da App Store, é tornar a instalação de aplicativos muito fácil, o que torna a utilização dos smartphones modernos algo bastante acessível até mesmo para usuários não tão íntimos de assuntos de tecnologia. Cada “loja” tem um app próprio, nativo dos sistemas operacionais, de maneira que o usuário pode instalar software novo no seu smartphone apenas indo até o Android Market ou a App Store, fazendo uma busca e autorizando a instalação com alguns toques na tela.

Embora sejam chamadas “lojas”, nem tudo que está lá é pago. Pelo contrário, há um bom acervo de aplicativos gratuitos tanto no Android Market quanto na App Store.

Nem sempre foi assim

Quem utiliza dispositivos móveis há mais tempo sabe como eram as coisas no passado. No tempo dos Palm ou dos Pocket PC, ou ainda dos smartphones que foram baseados no PalmOS ou no Windows Mobile, instalar um novo app nesses dispositivos não era tão simples e o procedimento, normalmente, dependia do uso de um computador onde se tinha instalado o software de sincronização do aparelho.

Os sistemas operacionais para smartphones que agora ficaram para trás com a hegemonia do Android e do iOS já tinham suas lojas de apps, como era o caso da OVI Store para os aparelhos da Nokia com Symbian e ainda da App World para os Blackberry. O problema dessas lojas é que elas nunca brilharam em disponibilidade de apps ou em popularidade. A OVI Store eu cheguei a usar e entendo perfeitamente as razões de não ter dado certo.

Mercados paralelos

Embora, no ecossistema da Apple, a empresa mantenha o domínio sobre a distribuição de apps para o iOS, no caso do Android nada impede o surgimento de lojas paralelas que surgem e passam a fazer concorrência com o próprio Android Market, como é o caso da App Store da Amazon para o Android. Obter sucesso, no entanto, é difícil. Há fortes evidências de que a App Store da Amazon vai muito mal das pernas e talvez não consiga seguir caminhando.

É só sair instalando

Se você é realmente um novato nessa praia de smartphones, acredito que esse texto tenha sido útil. Instalar apps num Android ou num iPhone é mais simples do que em qualquer outro sistema no qual você já tenha mexido. Basta que você, a partir do próprio aparelho, busque o app do Market ou da App Store e, de dentro dele, faça suas escolhas.

Claro, você precisa saber que o Android gira em torno da sua conta no Google, portanto você precisa conectar o seu aparelho à sua conta (a mesma do GMail) como primeiro passo para acessar as vantagens do sistema operacional. No caso do iPhone, isso é feito através da conta usada pelo iTunes.

Para os apps gratuitos, é só sair instalando, literalmente. Para estar apto a comprar apps pagos, você precisa ainda atrelar o seu cartão de crédito internacional à sua conta do Google, o que também é feito com muita facilidade.

Sobre a “Colher de chá”

Como havia dito inicialmente, os artigos marcados com essa designação [Colher de chá] buscarão atender a uma demanda de conhecimentos básicos, de usuários não iniciados, começando por “O que é Android Market?”. Se você já se desloca bem por esse mundo dos smartphones, muito provávelmente já sabe de tudo que vou tratar aqui. Por outro lado, buscarei criar textos que sejam bastante úteis para os iniciantes. Então vamos em frente. Você, usuário avançado, tem sempre aquele amigo que está começando agora nesse mundo, então mande o texto para ele. O blog agradece e o seu amigo também.

Confira as seleções semanais de melhores aplicativos para Android

A função do Android Market é nada mais do que nos dar acesso a praticamente tudo o que pudermos precisar em termos de aplicativos e games para Android, mas passear perdido pelo Market em busca do que instalar no seu celular nem sempre é a melhor maneira de conhecer esses apps.

Para orientar os leitores em suas escolhas, mantenho no blog uma coluna semanal com uma seleção dos melhores aplicativos para Android que me chamaram a atenção a cada semana. Vale à pena conferir as edições já publicadas, bem como manter-se ligado ao blog para conferir as que estão por vir.

Categorias: Android / Tags , , , , , , , , .

37 respostas a [Colher de chá] O que é Android Market?

  1. jbineli disse:

    Bom texto, bom projeto!

    Keep the good work

    • Muito legal seu texto.
      Muito mesmo.
      Esse projeto de postar coisas que muitos não querem escrever, mas que MUITOS querem saber.

      • sidmar disse:

        Parabens e ,uito obrigado pela iniciativa, pois de fato é algo muito util e interessante para pessoas que adquiriram essa tecnologia mais que nao detem conhecimento de como funciona.

    • Valtenio disse:

      Quero agradecer em meu nome, e em nome dos não-iniciados, a oportuninade com que a sua objetividade e simplicidade do seu texto vem me ajudando. É muito importante para quem está começando a operar um smartphone android como eu, encontrar gente que realmente sabe e tem a nobreza de querer ensinar. Valeu!!

  2. Pingback: Já são mais de 19 milhões de smartphones no Brasil, segundo pesquisa

  3. Pingback: Android ultrapassa Symbian como o mais visado para ataques

  4. Pingback: UFC Rio vem aí, que tal o app oficial do UFC no seu Android?

  5. Pingback: nVidia Tegra Zone ganha portal dedicado

  6. Pingback: [Colher de chá] O que é firmware no seu smartphone?

  7. Pingback: Reckless Getaway mistura elementos de sucesso dos games de carro

  8. Pingback: App do Facebook para Android recebe atualização que permite marcar amigos

  9. erivelton disse:

    Nossa essa nova era velho para rebentar a boca do balao!!!!!

  10. Pingback: Klout inaugura Topic Pages e mostra os mais influentes em assuntos específicos

  11. Pingback: O que é root no Android e para que serve? [Colher de chá]

  12. Pingback: Seleção semanal de melhores aplicativos para Android [22/09/2011]

  13. Pingback: Seleção semanal de melhores aplicativos para Android [16/09/2011]

  14. Pingback: Seleção semanal de melhores apps especial com games gratuitos para Android [30/09/2011]

  15. Pingback: Kindle Fire e a relação unilateral da Amazon com o Android

  16. Pingback: [App] ANTI - Android Network Toolkit testado

  17. Pingback: Os melhores aplicativos para Android em mais uma seleção semanal [14/10/2011]

  18. Pingback: Novo app do Android Market veio para ficar, com suas vantagens e desvantagens

  19. Pingback: Apresentação do Android 4 (Ice Cream Sandwich) e do Galaxy Nexus [Live Blogging]

  20. Pingback: Celulares e tablets com Ubuntu deverão ser realidade até 2014, segundo Canonical

  21. Pingback: Sexta tem os melhores aplicativos para Android, com ou sem fim do mundo [21/10/2011]

  22. Pingback: Os melhores aplicativos para Android de volta à sexta-feira [04/11/2011]

  23. Pingback: Flash Player não será mais desenvolvido para o Android, para o bem da nossa paciência

  24. Pingback: Samsung Galaxy Ace é bom? Quais as diferenças entre ele e um Galaxy S? [Pergunta do leitor]

  25. Vagner disse:

    Aew brothe, ta ajudando muito. Valeu, continua publicando em. Deu pra ver q tu entende.

  26. Juca disse:

    Gostei muito desta exposição para os não-iniciados.
    Ela teve um carácter puramente elucidativo.
    Resumiu muitas conversas que eu ouvi. Conversas que tinham como objetivo, somente o esnobismo.
    Meus sinceros agradecimentos.

  27. antonio disse:

    qual aplicativo abre o word,Excel e pdf na tv lg modelo 5700

  28. geocy lima seixas disse:

    posso utilizar o android market num telefone nokia com symbian?

  29. PauloPG disse:

    MUITO OBRIGADO PELA IDEÍA…Nós, os novatos, agradecemos…Eu estava "rodando" fazia tempo, sem saber o que era o Market Android e os aplicativos….Estou procurando um aplicativo para ouvir rádio no meu tablet….ainda estou pesquisando..Agradeço se alguém dar uma "dica"….Abração para todos….

  30. jose dias disse:

    Gostei das dicas, mas como faco para baixar musicas no eu celular galaxi ace? Pois tuIudo que baixo nao abre, dis nao ser suportado o que faser?

  31. alberto disse:

    Faltou incluir como usar em tablets. Tambem explicar porque solicitando download do tablet a app vai para o smartphone. Estou apanhando talvez por não ter o AM no meu tablet. Como faço para baixa-lo.

  32. Wellington Dantas Fernandes disse:

    muito legal seu comentario , gostei muitoooooo

  33. Cicero disse:

    Excelente conteudo, de grande ajuda para iniciante, assim como eu, muito obrigado mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>