novo android market

Houve um tempo em que tínhamos que forçar a atualização do app do Android Market para que pudéssemos experimentar a novidade. O app ainda não estava sendo distribuído. Agora, pelo menos para quem usa celular com Android em versões atuais do sistema operacional, o novo app do Android Market já se encontra instalado ou o será a qualquer momento. A nova versão veio para ficar, com suas vantagens e desvantagens.

As alterações no novo app do Android Market não são assim tão profundas. As maiores novidades, como a possibilidade de vendas “in app”, já estavam em funcionamento antes da nova interface. O que há de realmente novo é que o app ganhou uma interface mais bem acabada e que dá mais destaque aos bons lançamentos e facilita o acesso às novidades e aos apps mais bem-sucedidos. A interface é limpa, com quadros bem divididos sobre um plano e parece ser bastante “inspirada” no tratamento que a Microsoft deu a toda a interface gráfica do Windows Phone.

Vistas as vantagens, a principal desvantagem é que a interface com um número maior de imagens e com imagens mais pesadas provoca uma queda no desempenho do app, que é sentida até mesmo quando está em uso uma excelente conexão via WiFi. Ao empregar imagens mais pesadas e em maior número no aplicativo, a Google fez com que o carregamento dele ficasse mais lento. O impacto é ainda mais sentido quando se tenta utilizar uma conexão 3G ruim, como nos acontece em muitos casos aqui no Brasil.

O Android Market devolvido à versão anterior ainda é uma opção

Acredito que, gostar da nova interface, todos os gostaram. O problema é que as desvantagens trazidas juntamente com ela provocam inconvenientes impossíveis de serem ignorados. Por enquanto, ainda é possível retornar à versão anterior indo até “Configurações / Aplicativos / Gerenciar Aplicativos / Market” e tocando a opção “Desinstalar atualizações”.

Outra solução menos drástica é usar o App Brain em vez de navegar pela interface do próprio Market. O App Brain tem uma interface bastante assemelhada à do antigo Android Market e coloca você de cara com os apps escolhidos, que são instalados pelo próprio Android Market sem que você seja obrigado a navegar pela nova e mais pesada interface. Uma boa alternativa praquelas horas em que o 3G tá tirando sarro com a sua cara.

O ideal é que não tenhamos que optar por essas medidas e que os desenvolvedores encontrem uma saída para que, mesmo com a nova interface, o app do Android Market volte a ser tão leve quanto sempre foi.

Categorias: Android / Tags , , .

5 respostas a Novo app do Android Market veio para ficar, com suas vantagens e desvantagens

  1. @lerrua disse:

    Bom, vale esperar para ver se as versões inferiores a 2.3 terão essa atualização do Market, tentei forçar com uma app baixada mas não fui bem sucedido.

  2. O meu smartphone é android 2.2 e já estou usando o Market atualizado.

  3. Uso no tablet e achei a melhor versão até agora. Muito bem organizado.

  4. Derni Borges disse:

    Pior que acessar através de 3G ruim, é acessar usando 2G. É tenso. Já tive que desinstalar a atualização várias vezes, mas vou ter que ficar usando assim mesmo. Deixo pra abrir o market só em casa, usando Wifi.

  5. Pingback: Novo app do Android Market veio para ficar, com suas vantagens e … | GSM Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>