Publicado em

google play

O Android Market passou nos últimos tempos por boas mudanças de design e de funcionamento. A última delas, que muda o nome da loja de mídias digitais da Google, talvez seja a menos profunda. Apenas o nome é alterado. Google Play Store é uma denominação mais adequada para um sistema que, além de apps, comercializa também filmes, músicas e livros, mídias digitais num sentido mais amplo.

As velhas fronteiras do copyright

Para nós, a mudança pode, à primeira vista, ser negativa, pois ela torna mais evidentes as limitações do sistema para os usuários brasileiros. Adquirimos os mesmos smartphones, portamos os mesmos cartões de crédito, queremos acesso ao conteúdo, mas os entraves das políticas de licenciamento de copyright nos deixam de fora.

Para livros, ainda temos o Kindle, da Amazon. Para músicas, ficamos para trás desde que o iTunes passou a funcionar oficialmente no Brasil. Para filmes, apenas o Netflix, um sistema que não permite download para reprodução offline,não tendo grande utilidade em dispositivos que passam a maior parte do tempo conectados através de redes 3G bem precárias.

A questão é que estamos de fora dos maiores ecossistemas de distribuição de conteúdo digital, tanto da Amazon, quanto da Google e até mesmo da Microsoft, pois o Zune também não atua no Brasil como loja de músicas. Não existe uma única plataforma livre de problemas dessa natureza. A Apple, que passou a oferecer música no Brasil apenas recentemente, também não distribui games para o iOS no país, alegadamente devido a complicações burocráticas referentes a classificação etária de conteúdo.

O que há de positivo?

Talvez com a mudança de nome e com a maior ênfase na distribuição de conteúdos que vão além de apps, a Google passe a investir mais na quebra das barreiras que impedem a comercialização desses conteúdos para fora dos EUA. Essa limitação, que é ruim para nós usuários, também impõe uma tremenda limitação à rentabilidade do sistema, sendo do interesse da empresa o fim de tais barreiras.

Enquanto a abertura não vem, tudo o que nos resta é aproveitar a promoção de lançamento da Google Play Store, que está com ótimos apps e games, todos por R$ 0,85. Os meus já foram garantidos.

Categorias: Market / Tags , .

12 respostas a Google Play Store substitui o Android Market; nada muda para nós

  1. Edgard disse:

    Então, existem outros apps que não aparecem naquela lista da página inicial.

    Eu achei alguns que também estão na promoção, são eles:
    - Quil (baixado)l;
    - Sniper Vs Sniper: Online;
    - Homerun Battle 3D e
    - Colosseum (baixado).

    Se acharem mais alguns comentem!!!

  2. Pingback: Links da semana | Who's Nerd?

  3. RAIMUNDO disse:

    olá, a pasta MARKET sumiu de meu aparelho, e aparece a pasta PLAY STORE ,mas só aparece falha na conexão o que dedvo fazer?
    ALGUEM PODE ME AJUDAR?

  4. Ana Paula disse:

    meu app play store também não abre.. ele força a finalização
    . alguém pode me ajudar??

  5. Matt disse:

    O meu pega normalmente, so que o digitei o email errado e nao consigo ter acesso ao Google Play

  6. lilian disse:

    Meu google play store diz q.a.minha senha ta errada e naum entra o q faço???? Alguem me ajudaaaaaa

  7. alguem disse:

    porra tudo da problema xbox da problema ps3 da problema ps2 da problema android da problema net da problema to cansado desse mundo puta quipariu

  8. Ana disse:

    Meu tablet não tem um mês de comprado. Já veio o Play Store instalado. Tudo funcionava ok com este aplicativo. Baixei jogos e anti virus. Derrepente o aplicativo não funciona mais. Quando tento acesso fica carregando sem fim. Pelo navegador entro normalmente na internet, então o problema não é da conexão. Mas o aplicativo realmente não funciona. Já exclui dados da conta, do cache do aplicativo e nada. Alguma dica? Abraço.

  9. igorcofler disse:

    meu cel. ta dando na tela dele muita tentativa de padrao e e-mail e senha oq eu fasso nao meche em nada so fica nisso e aceita ligacao
    ??? me ajuda aew

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>