Publicado em

zappy-ouya-announce

O XBMC (Xbox Media Center) tem esse nome porque veio ao mundo como um sistema de media center para uso num Xbox hackeado. Depois de um tempo longe dos consoles, o software está agora, finalmente, tomando seu rumo de volta às origens. Uma versão do sistema está sendo desenvolvida para o Android e agora há uma atenção especial para ao Ouya.

O Ouya é um projeto interessantíssimo iniciado através do Kickstarter. Trata-se de um pequeno console para games baseado no poderoso nVidia Tegra 3 e rodando uma versão do Android com a interface inteiramente convertida numa dashboard para video games. A ideia em si já é muito interessante e os idealizadores têm planos de mantê-la bastante aberta à contribuição da comunidade, como forma de atrair desenvolvedores.

É justamente aí que entra o XBMC, que abandonou os consoles e passou a focar em HTPCs justamente para sair da “clandestinidade”. A versão voltada para o velho Xbox hackeado ainda existe, mas não conta com suporte direto do projeto oficial. A volta aos consoles pode ser feita agora, talvez em grande estilo, dependendo do sucesso comercial do Ouya. O suporte foi anunciado no blog do XBMC.

Quanto ao console, a ideia do projeto é pegar uma “carona” na tendência de bons desenvolvedores voltarem suas atenções aos dispositivos móveis. Os games desenvolvidos especialmente para o console deverão ser todos gratuitos e monetizados através de publicidade ou de micro transações (vendas de itens extras, etc.). Bom para o desenvolvedor e bom para o usuário.

O projeto busca ainda um acordo com soft houses tradicionais para que o console possa receber títulos especiais. É disso que dependerá, em grande parte, o seu sucesso. Mesmo que os bons títulos demorem a aparecer, a simples presença do XBMC na máquina deverá compensar a sua aquisição, tendo em vista que o preço será acessível para uma tão poderosa e versátil central de mídia.

Categorias: Jogos para Android / Tags , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>