Publicado em

onlive xperia play

Apesar de um modelo de smartphone voltado para games ter, presumivelmente, bastante apelo, o Xperia Play não alcançou o sucesso que dele se podia esperar. Antecipado como um “Playstation Phone”, a novidade tinha potencial para virar uma febre em 2011, mas ao que parece a publicidade não foi capaz de suprir as deficiências do próprio projeto, que podem agora ser supridas pelo OnLive!

O ponto fraco do Xperia Play é comum a todos os modelos de smartphones da Sony lançados até agora: o anacronismo nas especificações de hardware. A empresa insiste em anunciar como grandes lançamentos modelos com hardware de um ano atrás. O Xperia Arc, com o qual a Sony pretende concorrer com os atuais dual core, tem hardware para fazer frente a um Galaxy S da primeira geração… com precinho de 2012!

Esse descompasso com relação ao hardware central se torna ainda mais grave quando se trata de um modelo voltado para games. O Xperia Play foi lançado quando os dispositivos com nVidia Tegra 2 já chegavam ao mercado e era estranho ver que o Android especializado em games tinha capacidades bem inferiores em se tratando de processamento para gráficos. Os bons títulos, como Shadowgun, vão ser tornando cada vez mais exigentes e esse game em particular já está recebendo otimizações para o Tegra 3, com quad-core.

Bom, nesse sentido, o OnLive e o Xperia Play nasceram um para o outro. Para os poucos que não conhecem, a proposta do OnLive é trazer games em alta definição para a tela de qualquer computador com boa conexão com a internet. Isso porque o game é processado nos computadores do serviço e o que o jogador vê na sua tela é um stream de vídeo. Nada do processamento do game em si fica a encargo do computador local, que cuida apenas de enviar os comandos de controle e de reproduzir o stream.

O OnLive chegou recentemente ao Android Market com a proposta de oferecer games de alta definição em qualquer smartphone ou tablet, mesmo que em modelos que não estão com essa bola toda em poder de processamento. Com a recente atualização que adicionou compatibilidade com os controles do Xperia Play, parecem feitos um para o outro. São mais de 200 títulos, boa parte deles com qualidade de games de consoles como o Xbox 360 e o PS3, na telinha do smartphone e contando com o joypad físico do Xperia Play.

Há apenas dois problemas a serem enfrentados. O problema geral é que o serviço demanda um fluxo de dados que não pode ser mantido pelas conexões 3G, exigindo acesso de qualidade via WiFi. Um problema específico nosso é que o app do OnLive ainda não está disponível no Android Market para quem reside no Brasil.

Essa postagem foi praticamente chupada do Gizmodo, porque eu ando meio preguiçoso nesse fim de ano.

Categorias: Jogos para Android / Tags , .

2 respostas a Com o OnLive, o Xperia Play pode fazer mais sentido

  1. iago disse:

    voce sabe a previsao de chegada do play onlive no brasil??

  2. ricardo disse:

    olá!gostaria de saber como eu coloco o onlive no meu xperia play 800i?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>