NVIDIA-Tegra-2

Alguns dos melhores jogos para Android estão reservados no Android Market apenas para proprietários de dispositivos equipados com hardware Tegra, da nVidia, como o Motorola Atrix ou o Xoom. São os jogos exibidos na nVidia Tegra Zone ou marcados com a tag THD. Acontece que temos hoje no mercado dispositivos com hardware equivalente ou superior ao Tegra 2, como é o caso do Galaxy S II, que são plenamente capazes de rodar esses games. Basta que você encontre uma maneira de “furar” a exclusividade. É justamente isso que irei mostrar nesse tutorial.

Preparação

Primeiramente, vale esclarecer que é preciso acesso root no Android utilizado. Tenho aqui um tutorial com meu método preferido de fazer root no Galaxy S II, portando podemos saltar essa etapa. Se você utiliza outro modelo, deverá pesquisar sobre o procedimento.

Vale avisar: você deve estar disposto a pagar uns trocados na versão full do ChainFire3D, tendo em vista que a versão gratuita não resolve muita coisa porque não libera os games para aquisição no Android Market.

Por fim, é bom lembrar que esses procedimentos envolvem a substituição do kernel do sistema e, ainda por cima, a instalação de alguns módulos extras no novo kernel, o que é feito pelo ChainFire3D. Esses procedimentos podem colocar você em maus lençóis. Se alguma coisa sair errado aqui, você terá problemas para que o seu aparelho inicie o sistema operacional. Ou seja, realizando esses procedimentos, você estará assumindo os riscos.

Como passarei a explicar tudo a partir da configuração do Chainfire3D, com o root no Galaxy S II ficando a encargo do tutorial anterior, tudo o que for explicado adiante valerá para qualquer dispositivo com Android dotado de poder de processamento igual ou superior ao Tegra 2 e, o que é redundante, com uma GPU capaz de trabalhar com OpenGL ES 2.0.

Instalando e configurando o ChainFire3D

Após ter feito o procedimento para obter acesso root no seu Android e configurado direitinho o Chainfire3D, tudo irá funcionar como se você tivesse um dispositivo com nVidia Tegra. Ou seja, o Android Market irá reconhecer o seu aparelho como compatível e permitirá que você instale os jogos. Você poderá jogá-los normalmente no seu smartphone ou tablet. Para tanto, basta seguir os passos adiante:

  1. Baixe e instale o ChainFire3D e também o licença que destrava as funções do Chainfire3D Pro. É preciso manter ambos instalados para ter as funções do Pro;
  2. Baixe aqui o plugin responsável pela emulação da GPU da nVidia e deixe-o na unidade de armazenamento do seu Android;
  3. Vá até o ChainFire3D no seu Android, toque em CF3D Driver e então em Install. O sistema será reiniciado;
  4. Rode outra vez o Chainfire3D e agora toque a opção Install Plugins / Shaders. O app fará uma varredura da unidade de memória e deverá encontrar o plugin da nVidia que você baixou no passo nº 2. Basta tocar para instalar. O Android será reiniciado mais uma vez;nvidia plugin

Cumpridos esses passos acima, a instalação básica do ChainFire3D está concluída e o seu sistema já é, potencialmente, capaz de rodar os jogos exclusivos para nVidia Tegra, THD, Tegra Zone, o que for. Para que tudo possa, de fato, funcionar, restam ainda uns poucos passos de configuração.

  1. No ChainFire3D, vá até Default OpenGL settings, desça até a opção Use Plugin e selecione o plugin da nVidia;
  2. Com o plugin da nVidia instalado e selecionado, toque a opção Fix Market Settings para fazer com que o Android Market reconheça o seu dispositivo como compatível com os jogos exclusivos da nVidia;

A partir de agora, o seu celular ou tablet com Android será capaz de rodar os melhores jogos exclusivos para Tegra. Shadowgun, por exemplo, roda com perfeição no Galaxy S II, sem qualquer problema e sem a necessidade de ajustes adicionais. Cheguei a rodar o título no primeiro Galaxy S, mas os constantes slowdowns decorrentes da falta de poder de processamento gráfico tornam a experiência desaconselhável.

Shadowgun_04

Caso algum game específico apresente problema de compatibilidade, é possível fazer com que o ChainFire3D utilize configurações especiais para cada título indo em Per-app OpenGL Settings. Experimente essas opções se encontrar algum problema com o game que deseja rodar.

Considerações sobre jogos exclusivos nVidia Tegra

Alguns títulos estão sendo lançados no Android Market como exclusivos para nVidia Tegra e logo em seguida perdendo essa exclusividade. Foi o caso do Samurai II Vengeance, por exemplo. Outros são lançados em versões de ampla compatibilidade e com uma versão especial otimizada THD, também compatível apenas com Tegra.

riptidegp

Um cuidado que eu teria, mesmo que meu Android de uso diário fosse um Atrix ou um Xoom, seria o de evitar esses títulos exclusivos sempre que possível. Ou seja, diante de um determinado jogo, se ele existe em versão compatível com qualquer Android e também numa versão otimizada, exclusiva THD, considero recomendável a compra da versão “genérica”.

Explico. Pagando pela versão THD você terá supostas melhorias em gráficos e em desempenho, que em alguns títulos são inclusive imperceptíveis. Em contra-partida, você estará abrindo mão de uma das vantagens do Android Market, a de poder usar os apps adquiridos em outros dispositivos que venha a possuir, agora ou no futuro.

Ou seja, se agora você possui um Android com Tegra, um Atrix, um Xoom ou um Asus Transformer, é natural que se empolgue para comprar jogos THD. O problema aparecerá se, eventualmente, o seu próximo smartphone ou tablet não for Tegra. Tudo o que restará será o uso do ChainFire 3D para rodá-los.

Ainda sobre o ChainFire3D, ele cumpriu com perfeição o seu objetivo toda vez que testado aqui, mas nada garante que lançamentos futuros continuem compatíveis ou mesmo que a brecha usada no Android Market para aquisição dos títulos não seja corrigida, fazendo com que a opção “Fix Market Settings” deixe de funcionar. Lembra do Market Enabler? Pois é, ele não funciona mais.

Por fim, o ChainFire3D é, hoje, uma alternativa para quem possui um Galaxy S II, um Galaxy Tab de 10” ou qualquer smartphone ou tablet com hardware mais potente e deseja rodar os melhores jogos para Android no seu equipamento, forando inclusive a barreira das exclusividades da nVidia. Por outro lado, na hora de meter a mão no bolso para adquirir um jogo para o Android, havendo escolha, é recomendável evitar os exclusivos, seja de quem for a exclusividade.

Categorias: Jogos para Android / Tags , , .

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>