Publicado em

facebook-logo-angry-birds

Estive ontem em contato com uma turma envolvida com a proposta de produzir jogos sociais para dispositivos móveis, apenas trocando ideias para, talvez, futuramente, fazer parte de algum projeto deles. O papo foi rápido, mas pude pensar num aspecto que vinha me escapando desde sempre: a boa implementação de elementos sociais em jogos “não-sociais” como estratégia de viralização e fidelização de uma base de usuários.

Há games concebidos naturalmente como “jogos sociais”, como as mil e uma variações de Mini Fazenda, Fazenda Feliz e etc. Por outro lado, o lançamento de Angry Birds para o Facebook nos faz atentar para a diversão extra garantida quando, num game casual, não concebido como um jogo social, são adicionados elementos de disputa e ranking, além da usual troca de “presentes” entre amigos no Facebook.

Ao ver o sistema de ranking do Angry Birds para o Facebook, pensei cá com meus botões como seria legal se as versões para Android, iOS, Windows Phone pudessem fazer uso daquele sistema de ranking, que deixou o game muito mais divertido, além dos upgrades para o seu estilingue, que podem ser obtidos e trocados como presentes.

Alguns podem dizer “ah, mas para ranking temos o OpenFeint”. Pergunto: quantos dos seus amigos possuem conta no OpenFeint? Para que um jogo funcione com elementos sociais é preciso que a rede social usada como base seja muito popular, essa é a questão.

A jogatina social tem uma base de usuários gigantesca. Para além dela, há ainda os muitos jogadores que torcem o nariz para coisas como “Fazenda Feliz”, mas curtiriam a idéia de um ranking de amigos inserido nos joguinhos casuais que carrega no seu smartphone.

Um tipo de games sociais ainda inexplorado em dispositivos móveis é o das mesas virtuais de poker com apostas reais.  Talvez tais jogos tenham problemas com as regras para publicação nas lojas de apps, sobretudo na AppStore.

Há muito o que ser explorado em termos de jogatina social em smartphones e tablets e essa proposta vai muito além de fazenda feliz. A chegada do Angry Birds ao Facebook dá algumas ideias do que ainda pode ser explorado, tendo em vista que o jogo nasceu nos smartphones e só agora ganhou elementos sociais, muito bem-vindos, por sinal.

Categorias: Jogos para Android / Tags .

Uma resposta a Angry Birds no Facebook e sociabilidade para além do OpenFeint

  1. Ticiano, mudando completamente de assunto: quando é que sai o CyanogenMod 8/9???? Este S.O. faz miséria e aguardo ansiosamente pelo seu lançamento, só que no site não tem nada de novo!!!!

    Abs,
    Osvaldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>