Android-Market_44843_1

As melhorias no Android Market talvez não venham na velocidade com que os usuários mais críticos gostariam, mas elas vêm acontecendo. A novidade é que agora os desenvolvedores podem disponibilizar múltiplos arquivos .APK para um mesmo app no sentido de contornar eventuais problemas de compatibilidade, oriundos da bastante discutida fragmentação da plataforma Android.

A questão da compatibilidade têm estado no foco das principais mudanças feitas no Android Market recentemente, como algumas alterações no site da web que permitem visualizar detalhes sobre a compatibilidade de cada app com o dispositivo que você está usando atualmente. Com o novo recurso, que faz com que o Market comporte vários arquivos APK com diferentes características de compatibilidade para um mesmo app, o objetivo é instalar o APK mais compatível em cada aparelho, conforme cada caso. Isso fica, claro, a encargo do desenvolvedor, que deverá (ou não) arcar com o ônus de desenvolver várias versões de um mesmo app visando a contornar eventuais problemas de compatibilidade.

A boa notícia é que já há, no Market, desenvolvedores dedicados a isso, como é o caso do Estrongs File Explorer, um ótimo gerenciador de arquivos que ainda hoje mantém uma versão compatível com o Android 1.5 (Cupcake). O que muda com a nova função é que com ela a EStrongs Inc. não precisará mais manter duas versões separadas do seu gerenciador de arquivos no Android Market. Basta manter um Estrongs File Explorer e o sistema seleciona o APK adequado conforme a versão do Android instalada no dispositivo do usuário.

São mudanças sutis, mais bem vindas. Estamos esperando o que a Google irá implementar para conter a já frequente entrada no Android Market de APKs infectados por malware.

Com informações: Android Police

Categorias: Android / Tags , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>