Publicado em

Android-contacts

Ontem uma colega me procurou no Twitter pedindo alguma dica para organizar os contatos dela no Android, pois estavam um caos. Pelo que lembro, acho que ela usa um modelo da Motorola com Motoblur, o que pode explicar a bagunça da qual se queixa, tendo em vista que o gerenciamento de contatos nativo do Android é bastante simples e fácil de organizar. O caos, via de regra, é criado pela intromissão de certos softwares de fabricantes, como o Motoblur, sobre os seus contatos.

Basicamente, o Android funciona sincronizado ao Gmail, de forma que basta você acessar os contatos da sua conta pelo navegador e organizá-la por lá. Não há grande mistério e não deveria mesmo haver, mas essa simplicidade às vezes é tumultuada pelos gênios desenvolvedores de software dos fabricantes, que não satisfeitos em inserir customizações de mau-gosto sobre a interface do sistema, tornando a interface confusa e prejudicando o desempenho, muitas vezes inserem uma sincronização de contatos extra que só gera confusão.

O tal Motoblur, da Motorola, é talvez o melhor exemplo disso. Com ele, se o usuário não estiver atento, a sincronização do Motoblur simplesmente substitui a do Gmail, ou passa a funcionar simultânea a ela. Não é raro que o usuário desatento salve alguns contatos para serem sincronizados via Motoblur e outros via Gmail, o que aumenta ainda mais a bagunça.

Um dia desses um usuário de iPhone me perguntou como se faz no Android para sincronizar e gerenciar contatos, se não há um iTunes. Eu, como detesto o iTunes seja lá para que finalidade, fiquei até encabulado para responder. A verdade é que, com a sincronização em nuvem do Gmail, seu smartphone é irrelevante, o seu computador também, todos os seus contatos estão a salvo e poderão ser sincronizados novamente caso você adquira um novo Android, mesmo que de outro modelo e outra marca. Mesmo que tudo seja destruído num incêndio, smartphone, computador, você não perderá seus contatos nunca. E você nem sequer precisa se preocupar com isso, pois a sincronização é automática e tudo está sendo constantemente atualizado sem a sua interferência.

Essa tranquilidade é ameaçada, entretanto, por soluções “geniais” como o Motoblur. Usuários desavisados que estejam utilizando essas soluções em em vez de usarem a sincronização nativa do Gmail correm o risco de, além de verem os seus contatos horrivelmente desorganizados, perderem tais informações numa eventual troca de smartphone.

Em se tratando do Motoblur, por exemplo, basta que seu próximo Android não seja da Motorola. Nesse caso, se alguns dos seus contatos, ou todos eles, tiverem ido parar no Motoblur em vez de estarem salvos no Gmail, esses dados estarão perdidos. Você não poderá usá-los num próximo Android não-Motorola.

Uso a Motorola como exemplo porque, dessas soluções que conheço, o Motoblur é o mais invasivo, alterando de maneira mais profunda o funcionamento do sistema de contatos do Android, mas todos os fabricantes acabam colocando alguma coisa nesse sentido, o que torna impossível dar uma dica genérica aplicável para todo e qualquer modelo de Android.

A recomendação que posso fazer é para que você esteja atento a esse detalhe e configure o seu aparelho para sincronizar os contatos sempre com o Gmail, dispensando as soluções “geniais” que os fabricantes inserem em suas versões do sistema. Com isso, para organizá-los, basta abrir o Gmail no seu navegador e mãos à obra. Todos eles possibilitam ser configurados dessa maneira, embora não devessem, desde o princípio, ter tentado interferir no funcionamento dessa parte do sistema.

Algo que os usuários avançados acabam fazendo e que eu recomendo a qualquer um tentar fazer é reduzir ao máximo o uso dessas soluções de fabricantes, pois elas sempre estão ali coexistindo com a solução nativa do sistema, de maneira que você pode optar por usar uma ou outra. No caso dos contatos, por exemplo, é salutar que você opte por usar sempre a sincronização com o Gmail.

Esse é mais um exemplo do desserviço que os fabricantes de smartphones Android prestam, estragando a experiência de usuário que o sistema pode propiciar. É o tipo de problema que não é observado num Nexus, por exemplo, que traz o Android puro.

Categorias: Android / Tags , , , , , , .

18 respostas a Como organizar seus contatos no Android e tê-los sempre a salvo

  1. Isso acontece também nos Galaxys da Samsung ou é privilégio da Motorola?

    • No Touchwiz da Samsung o sistema deles não tem uma sincronização em nuvem à parte como acontece no Motoblur, que é o que provoca mais confusão.

      • Tarcisio disse:

        só para ataulziar a informação que é de 57 semanas atrás, no dia 29/08/2012 e uma das novas roms para galaxy note e nos eventuais futuros JellyBean, já é existente a sincronização dos contatos do cel com a conta Samsung…. mas seguro mesmo é o gmail se bem organizado, que dai em qualquer celular Samsung, Motorola qualquer que seja, dá pra recuperar ;)

    • Neo disse:

      Tenho um Atrix da motoenrola, original e cheio de bugs como tinha de ser, mas o que mais me incomodou é o tal do motoblur, tenho alguns milhares de contatos no twitter, ai essa m… sincronizou tudo e não deixou mais excluir, exclui a conta do twitter do celular e os contatos continuaram lá.
      Já estava a ponto de partir pra ignorância e apelar por master reset ou o wipe pelo site do motoblur.
      Mas resolvi fuçar mais um pouco nas configurações do android e achei a solução: Na lista de aplicativos em execução existe um com o nome “Armazenamento de contatos”, cliquei nele e na próxima tela apareceu o botão “Limpar dados”, cliquei e finalmente funcionou, todos os meus contatos sumiram de todas as contas, depois disso, nas configurações de contas do android, cliquei no google e mandei sincronizar só os contatos de lá, enfim tudo resolvido, meus contatos com número de telefone voltaram.

  2. Gilmar_mts disse:

    Eu não ficaria encabulado em responder sobre o iTunes. Diria de boca cheia: não preciso desta caca.

    Sobre o esquema de contatos do Motoblur, eu fiquei assustado com o tamanho da bagunça que ele apronta. A briga pra organizar os contatos foi enorme. Sem ele, diferença absurda.

  3. Paula disse:

    Olha só! Eu achei que os do meu celular estavam todos sincronizados, aí restorei e PERDI TUDO. Damned motoblur! PQP! Brigadão pela dica ticiano! Tô pegando bode da motorola cada vez mais!

  4. paula disse:

    Aparentemente não é possível excluir a conta do motoblur das contas… Será que é necessário restorar?

    • Paula, o lance é que nos contatos há uma opção de você salvá-los no Motoblur ou no GMail. Não lembro bem o caminho porque faz tempo que não mexo num aparelho com Motoblur. O ideal é você procurar essa opção e deixar seus contatos sempre salvos no Gmail e nunca no Motoblur, daí você organiza tudo no GMail pela web mesmo e de repente pode até procurar um discador alternativo pro Android que ignore o motoblur e se "alimente" apenas dos contatos do GMail.

      A Motorola trabalha contra mesmo. Tem uns lançamentos de smartphones lá fora em que eles estão colocando o Motoblur e evitando chamá-lo pelo nome na publicidade do produto, porque eles sabem que as pessoas já tem uma impressão negativa daquela bomba.

    • Gilmar_mts disse:

      Sim. E pular o Motoblur na configuração inicial.

      Ps: Restorar não dá, né… =P

  5. Elizandra disse:

    Dica muito útil…

    Agora meus contatos estão à salvo.

  6. Zedeck disse:

    Com a versão 2.2 (Froyo) o MotoBlur até que ajudava bastante. Puxava os contatos do Facebook e Twitter e podíamos fazer alterações, adicionar telefones/emails/etc aos contatos do Facebook/Twitter, etc e último comentário do usuário era exibido quando interagíamos com ele (seja ao recebe/ligar, etc).

    Mas no meu Defy com o Gingerbread (versão 2.3.5 portada do Defy pelo MCP do Portal Android) a Google tirou isso. Os contatos do Face ficam bloqueados: "Não é possível editar as informações do contato Facebook nesse dispositivo". Então temos de fazer alterações nos contatos do Android/Gmail/Orkut que quando puxam fotos e dados são os dessas redes que em relação ao Facebook estão completamente paradas…

    Obviamente o Blur ou o Andoird (não sei bem qual dos dois) vinculam os contatos Android/Gmail/Orkut+Face+Twitter+etc todos em um só (na maioria esmagadora das vezes), portanto não fica bagunçado como estão afirmando…

    O único porém é que as informações principais ficam sendo as do Andoird/Gmail/Orkut, a gente pode selecionar manualmente a foto a ser usada (se a do Face ou se fica usando a do Orkut/Gmail mesmo)

    Eu particularmente aprovo o Blur, até pq posso ou não usá-lo.

    []s

    Zedeck…

    • Estapafurdio disse:

      Exatamente Zedeck, o MotoBlur ajuda mto, eu uso ele bastante e adoro o jeito que ele organiza meus contatos, acho perfeito! O que acontece é que as pessoas nao conseguem ler manual ou sequer conseguem "fucar" na funcoes do aparelho com ATENÇÃO.

  7. Paulo Soares disse:

    Consigo sincronizar o Sansung Galaxi S II com o Windows Contacts ou diretamente com o Windows Live Mail??

  8. lully disse:

    não me ajudou em nada o seu artigo. meu maior problema são os contatos no email como "fofuxinha2003 arroba qualquer coisa"… quem é essa pessoa? eu preciso dela na minha agenda do android? sem falar que acabamos com vários contatos duplicados.

  9. Bruno disse:

    Pessoal, estou com um problema…
    Eu comprei um LG P698, com Android 2.3
    Na sincronização de contatos do celular, eu recebo todos os meus cadastrados na minha conta do Gmail, mas os contatos que eu criei diretamente no celular não aparecem no Gmail.
    Na aba “Starred in Android”, eu consigo criar contatos que vão diretamente para o celular, mas nenhum contato do meu aparelho consta na conta do Gmail.
    Alguém sabe como resolver isso? Eu habilitei todas as sincronizações do celular que encontrei, mas ainda não consegui resolver.

  10. Bruno disse:

    Pessoal, estou com um problema…
    Comprei um aparelho LG P698 com Android 2.3
    Eu habilitei todas as sincronizações que encontrei com o Gmail, mas não consigo passar os contatos salvos no aparelho para a conta do Gmail.
    Todos os contatos que eu crio no Gmail, vão parar no aparelho. Na aba "Starred in Android", tudo que eu faço no e-mail vai parar no aparelho. Mas os contatos que eu tenho salvo no aparelho não constam no Gmail.
    Alguém sabe o que tenho que fazer para passar os contatos do celular para a conta do Gmail?

  11. Paulo Vix disse:

    Boa Tarde!
    Comprei um Motorola Defy+ e estou tendo dificuldades na hora de adicionar um novo contato!
    Depois que adiciono o contato não aparece na minha agenda, se eu digitar o numero do telefone aparece o nome do contato certinho… só que quando faço a pesquisa não aparece o contato gravado!
    alguem sabe me explicar pq esta acontecendo isso??

  12. Vagner disse:

    Não entendo essa mania de sincronizar as coisas SEMPRE. Eu tenho dois ou tres grupos diferentes se contatos e uso em diferentes situações. Conclusão? Tenho que usar uma lista em arquivo texto para nao misturar tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>