Chaves para o bootloader da Motorola finalmente hackeadas

 

motorola-droid-x-root

Se não vai por bem, vai por mal. A conhecida novela em torno das customizações para o sistema Android da Motorola acabou de ganhar um novo capítulo. Um cracker conhecido como nenolod obteve as chaves para destravar os bootloaders de quase todos os modelos de Android da empresa. Aparentemente, a única exceção é o Atrix 4G.

A luta para a obtenção das chaves de acesso ao bootloader dos aparelhos Android da Motorola objetivava possibilitar à comunidade assumir o trabalho que a empresa negligencia: entregar atualizações do sistema operacional para diversos modelos. Com acesso ao bootloader, o céu é o limite. É muito provável que vários smartphones passem, inclusive, a receber ports perfeitos do Cyanogen MOD, que oferece o Android original, baseado no AOSP, a diversos aparelhos de outras marcas.

O departamento jurídico da Motorola já entrou em contato com o cracker (rápidos, eles), mas como é costumeiro nessas situações, gente engravatada não dá as cartas nesse jogo. As chaves foram obtidas e já estão à disposição da comunidade para que comecem a trabalhar em sistemas de recovery customizados e outras coisas.

Para aqueles mais curiosos, nenolod mostrou aqui o pau com que matou a cobra da Motorola em grande estilo. O processo fez uso de um famoso software de cálculos chamado Mathematica que, juntamente com a perícia do cracker, realizou com elegância uma tarefa que não foi conseguida na base da brutalidade, nem mesmo usando a força da computação distribuída. O sistema utilizava uma proteção semelhante à do firmware do Playstation 3, que demorou, mas também caiu.

Fonte: XDA Developers


Posts Relacionados:

  1. Android 2.2 (Froyo) oficial para o Milestone será, finalmente, liberado pela Motorola
  2. Motorola promete abrir o bootloader de alguns smartphones
  3. Motorola libera código fonte do Froyo para Droid X
  4. Google Reader ganha, finalmente, um aplicativo oficial para Android
  5. iControlPad Evolution 2 – finalmente um bom projeto de joypad para smartphones
  6. Código fonte do Android 2.1 para o CliqXT (Quench) é liberado pela Motorola
  7. Lá fora, T-Mobile se mexe para limpar a sujeira da Motorola
  8. Nova versão do Android 2.1 (Eclair) para Motorola Quench
Pages:
  1. intell
    Eita porra! Olhei até no calendário, pra ver se era 1º de abril :???:
    Fantástico, agora poderei colocar QUALQUER rom no meu milestonezinho! Sem depender de arquivos proprietários MALAS e BUGADOS da Motorola iuhuu!
    O céu é o limite :D
  2. intell, a previsão é sair um Cyanogen MOD rapidinho, né? Digo, um Cyanogen MOD vindo diretamente do projeto original, sem gambiarras.
  3. Derni
    Tive que vim aqui pra ver uma explicação completo do que signoficava essa descoberta.
    Que notícia maravilhosa.
    Gingerbread perfeito no Quench em breve.

Leave a Comment


NOTE - You can use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mais em Android (1 de 1 artigos)

WP SlimStat