Publicado em

zappy-android-scaled

Chegou o momento que todos os desenvolvedores de players de áudio e de vídeo para Android temiam: o XBMC está a caminho da plataforma, oferecendo uma solução completa de media center para os tablets e smartphones.

Quem frequenta o blog há mais tempo e leu algum dos meus textos sobre media centers (HTPC) sabe que sou fã confesso do XBMC. Pra mim a melhor solução de software para a integração de um sistema de mídia digital numa sala de home theater, mesmo diante de competidores bastante dignos, como o MediaPortal.

A mais recente postagem no blog oficial do projeto nos dá a notícia de que o XBMC está em fase beta, na reta final para o lançamento na Google Play Store. O desenvolvimento foi tocado pela empresa Pivos, especialmente para um produto chamado Xios DS, um dispositivo de dimensões reduzidas e com a missão de, acoplado a uma TV comum, transformá-la numa SmartTV. Sábia escolha da empresa, uma vez que a versatilidade do XBMC é superior à de qualquer solução de SmartTV existente no mercado.

Sempre estranhei o fato de não termos uma versão do XBMC para o Android, uma vez que a versão para o iOS já existe há um tempo e, no sistema da Apple, o app precisa inclusive de Jailbreak para ser instalado. Como o software é livre, desenvolvido segundo os princípios do Open Source, o Android seria até mais provável que o iOS como destino.

Quando aos recursos, o site garante que tudo o que está disponível na versão para desktops estará lá. Uma das possibilidades mais interessantes, a meu ver, é a de acesso a bibliotecas de mídia armazenadas em rede, compartilhadas por algum computador ou por num NAS, utilizando SMB. Com isso é possível romper os limites de armazenamento de um smartphone ou tablet e acessar Terabytes de áudio e vídeo compartilhados na rede.

O vídeo abaixo mostra o app rodando no Pivos XIOS DS ligado a uma TV, exibindo a navegação pelas bibliotecas de mídia, a execução de vídeos e etc.

Para maiores informações sobre o desenvolvimento do XBMC para Android ou para o acesso a uma versão beta que poderá ser disponibilizada a qualquer momento, a dica é acessar os fóruns do site da empresa.

Categorias: Aplicativos para Android / Tags , .

2 respostas a XBMC para Android, guardado em segredo até… agora!

  1. Hoje nego usa mac mini, zotac zbox para media center… amanhã vai ser qualquer android q rode full hd e tenha uma porta USB para o disco, smartphones, mini pcs, etc,

  2. Pingback: XBMC para Android tem primeira versão beta publicada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>