Google Maps para Android atualizado para versão 5.0

google-maps-5-0 (1)

A versão 5.0 do Google Maps traz algumas melhorias interessantes para quem usa o “Navigation” do Android como software para GPS. Desde que peguei o Galaxy S, fiquei em dúvida na escolha de um bom software de navegação por GPS para ele. Comecei, então, a usar o Navigation e simplesmente desencanei de procurar outro.

O Navigation usa os mapas do Google e está me atendendo perfeitamente depois que me acostumei com a voz da “mulher robô” que pronuncia em inglês os nomes das ruas de Fortaleza. É engraçado quando Av. Antônio Sales se transforma em “Avheinida Antonío Sales” pronunciado de uma maneira que, se tivesse um gringo ouvindo, iria interpretar como “Antônio Vendas” e pensar que é algum botequim.

Voltando ao Google Maps 5.0, a principal vantagem dele para quem faz uso frequente do Navigation é a melhora no gerenciamento de cache, que faz com que ele se torne menos dependente do tráfego constante de dados da internet para a visualização e navegação pelo mapa.

Mesmo com a versão anterior, o fluxo não era muito intenso. Cheguei a dirigir bastante pela cidade testando e medi pouco mais de 2Mb trafegados, isso com o “layer” de fotografia de satélite desativado, claro. Se ele agora depende menos ainda da rede de dados, deve ser possível navegar até mesmo durante falhas totais de conexão. Esse teste a Tim irá me obrigar a fazer muito em breve e eu contarei aqui para vocês.

Outra melhoria interessante é a possibilidade de visualizar a cidade em forma de maquete 3D ao dirigir, o que não está disponível ainda em todas as cidades. Nada de maquetes em Fortaleza, por enquanto. Mas aqui se você ficar olhando maquete, acaba caindo num buracão e dando adeus à suspensão do seu carro, então é melhor olhar pro asfalto mesmo.

A atualização já está disponível no Android Market, basta ir lá e conferir.

Atualizando a postagem, os caras do LifeHacker já fizeram testes e confirmaram o funcionamento da navegação “turn-by-turn” totalmente offline. Em português claro, você pode usar o GPS mesmo quando sua conexão de dados cai.

Vale a pena dar uma olhadinha no vídeo de demonstração:

Andei testando também o reconhecimento de voz para comandar o Navigation por aqui. O sistema de comandos de voz do Android foi recentemente atualizado e agora ele pode “treinar o ouvido” para a fala do seu dono, aumentando a precisão. Acabei de fazer alguns testes o sistema está incrível. Entre no carro, carregue o Navigation e simplesmente fale para onde deseja ir. O resto é com o smartphone.


Posts Relacionados:

  1. Google Reader ganha, finalmente, um aplicativo oficial para Android
  2. Nova versão do Android 2.1 (Eclair) para Motorola Quench
  3. Google libera acesso ao App Inventor para Android
  4. Recompensa de U$ 1.000,00 para quem obtiver acesso “root” no Android da Google TV
  5. Google anuncia oficialmente o Nexus S
  6. Google Android – liderança ameaçada?
  7. Opera Mobile 10.1 Beta oferece navegação turbinada apenas para Android
  8. Fix para o problema do viva-voz no Android 2.1 para CliqXT/Quench
Pages:

Leave a Comment


NOTE - You can use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

More in Aplicativos para Android (31 of 40 articles)