Publicado em

estrongs file explorer

Para aqueles que não perceberam, o Estrongs File Explorer ganhou, em atualizações recentes, uma interessante função de integrar o Android aos principais serviços de armazenamento de arquivos em nuvem, como o Box, o Drop Box e o Sugar Sync.

Uma dos grandes atrativos do Android é a transparência no gerenciamento de arquivos. O usuário, aqui, pode organizar suas coleções de músicas, vídeos e fotos em pastas, à vontade, sem intermédio obrigatório de um programa como o iTunes e o Zune, como ocorre no iPhone e no Windows Phone, respectivamente.

A melhor maneira de fazer isso é com um bom gerenciador de arquivo, categoria na qual uma ótima opção é o Estrongs File Explorer, app gratuito e já listado aqui nas nossas seleções de melhores aplicativos para Android, precisamente entre os que não podem faltar.

De dentro do app, é fácil se familiarizar com o ambiente de gerenciamento de arquivos, tendo em vista que a estrutura em hierarquia de pastas é usada comumente em todos os sistemas operacionais de desktops. O adicional, relativamente recente, fica por conta da possibilidade de cadastrar suas contas no Drop Box, no Box ou no Sugar Sync e ter esses discos virtuais perfeitamente integrados ao ambiente local.

Para ter acesso ao recurso, basta tocar no canto superior esquerdo da tela, onde originalmente se vê “Local”, para acessar um menu com  as opções Local, LAN, FTP, Bluetooth e NET. As novidades estarão na opção NET, onde será possível configurar as contas dos referidos serviços de armazenamento.

estrongs net

Uma vez configuradas suas contas, fica fácil copiar arquivos que se encontrem em qualquer pasta do seu cartão SD (local) e “colar” em qualquer pasta localizada em um dos serviços configurados. O tráfego de arquivos entre quaisquer desses ambientes é possível, permitindo inclusive copiar um arquivo do Box para uma pasta no Drop Box, facilmente, embora o tráfego na operação passe através do seu smartphone.

Esse é apenas um novo recurso do aplicativo, mas vale à pena mexer um pouco no Estrongs File Explorer e descobrir mais sobre seus recursos, que vão além. Se você trabalha num ambiente de rede, com pastas compartilhadas, também é possível integrar seu Android a esse ambiente de compartilhamento com muita facilidade, para dar apenas mais um exemplo. Se você recomenda outros usos desse mesmo app, deixe sua dica nos comentários.

Categorias: Aplicativos para Android / Tags , , .

4 respostas a Box, Drop Box, Android integrado à nuvem via ES File Explorer

  1. Filipe disse:

    O File Expert também tem esse recurso a muito tempo, mas nunca utilizei através dele.

  2. victor silva disse:

    Seria bom ele colocar o Ubuntu One também.

  3. Usando o Galaxy SII como roteador, já acessei pastas compartilhadas do meu notebook com o Estrongs FE! Muito bom!

  4. Audo disse:

    Com as últimas atualizações ele adicionou outros serviços de armazenamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>