Publicado em

SyncPicture

Perder todo o seu progresso num determinado jogo do Android devido a um factory reset ou a uma troca de ROM é chato. Poder continuar no tablet o que você vinha fazendo num game no smartphone é uma possibilidade interessante. Uma solução para ambas as situações se encontra no Datasync, o app mais interessante que descobri nos últimos tempos (requer root).

O blog vem há um tempo sem indicar apps simplesmente porque já fiz muitas indicações e ando difícil de ser impressionado. Não gosto de indicar por indicar. Gosto de passar dicas realmente interessantes e o Datasync foi uma grata surpresa.  Esse aplicativo pode pode evitar, com total eficácia, a perda dos seus “save games”, tendo em vista que mantém backups sincronizados com serviços armazenamento em nuvem, como o Box ou o Drop Box. Além disso, os arquivos enviados para a nuvem podem ser “espelhados” em mais de um dispositivo, fazendo com que seus save games do Android sejam os mesmos no tablet e no smartphone.

O vídeo feito pelo desenvolvedor mostra o Datasync em funcionamento.

Como usar o Datasync

Um ponto fraco desse app é que a interface parece pouco intuitiva, dificultando um pouco a vida dos novos usuários, mas indicarei aqui um passo a passo para que o leitor possa se situar.

datasync1A primeira tela que você verá na interface do Datasync é uma lista dos aplicativos e jogos instalados no seu Android. Um único toque selecionará o app ou game, que será incluído numa lista. Deslize a tela e faça suas seleções. Uma notificação na parte inferior indica quantos games já estão na sua lista.

Agora você precisa da sua lista salva, o que pode ser feito tocando o ícone do disquete no topo da interface.

Com a lista salva, precisa se certificar de que ela esteja carregada. Um aviso na parte inferior da tela indica se sua fila está vazia ou se há arquivos para sincronia. Se a fila estiver vazia, basta deslizar a interface para a esquerda e tocar uma vez a que você salvou. O aviso na parte inferior indicará quantos games estão na fila para o backup.

Feito isso, basta tocar o ícone com duas setas na parte superior da interface, à esquerda do disquete, para ir à tela de sincronia.

Na tela de sincronia, você pode escolher sincronizar os save games diretamente com outro dispositivo que o Datasync tenha encontrado na rede WiFi ou usar serviços de armazenamento em nuvem. Considero preferível usar a nuvem e, no meu caso, uso o Box. Basta selecionar o método e a sincronização deverá correr numa boa. Lembrando que, nessa mesma tela, você deverá configurar o acesso às contas do Drop Box ou do Box, caso não tenha feito ainda.

O uso mais óbvio do Datasync envolve backup e sincronia de save games, mas nada impede que ele seja usado em outros tipos de apps. Caso você considere interessante fazer backup na nuvem dos dados de outro tipo de aplicativo, ou sincronizar esses dados entre um smartphone e um tablet, eis aqui sua melhor opção.

Já era possível fazer isso combinando o uso do Titanium Backup com o do Titanium Media Sync, mas não com tanta praticidade quanto a oferecida pelo Datasync. Fundamental para quem possui um smartphone e um tablet com Android e pretende mantê-los totalmente sincronizados entre si. A versão gratuita é bastante completa, mas algumas funções extras, como as sincronizações agendadas, só estão disponíveis na versão paga.

Categorias: Aplicativos para Android / Tags , , , , .

2 respostas a Backup e sincronização de save games em dispositivos Android

  1. chronos disse:

    Eu recomendo ainda um outro, que eu uso para backup de fotos, o FolderSync
    https://play.google.com/store/apps/details?id=dk…..

    Sem muito segredo ele conecta na minha ZBOX toda vez que chego em casa, via scp, e dai sincroniza todas as fotos do celular com a zbox (rodando ubuntu server e XBMC). Suporta vários outros protocolos e é free, mas vale a pena pagar os 4 reais.

    Não perdemos uma única foto desde que comecei a usar ele nos dois androids que temos em casa, além de termos todas elas disponiveis para vizualizar via smb em todos os notebooks da casa.

    Sensacional

  2. Lucas disse:

    Ambos os aparelhos deverão ser rooteados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>