Publicado em

iphone-android-cloud-360-275x171

Uma pesquisa divulgada pela Crittercism sobre estabilidade de apps rodando em smartphones e tablets deu uma relevante vitória para o Android. Monitorando a frequência com que as aplicações “dão pau” no Android e no iOS, o robozinho verde se revelou muito mais estável do que o iOS 5, o que os responsáveis pelo estudo explicam por vários fatores.

Vamos admitir que esse resultado surpreende até mesmo um confesso entusiasta do Android. A plataforma não tem um controle de qualidade de hardware, permitindo que qualquer fabriqueta de fundo de quintal introduza no mercado dispositivos rodando o sistema, além de permitir o uso de SD Cards de má qualidade nos aparelhos e, pior que isso, permitir que apps sejam instalados nesses SD Cards.

 Convenhamos, de eu fosse apostar dinheiro no resultado dessa disputa, teria apostado no iOS e entrado no prejuízo. Segundo o representante da Crittercism, uma vantagem do Android quando se trata de bugs em apps é a política mais flexível de publicação do Android Market, que permite uma maior agilidade para os desenvolvedores lançarem versões atualizadas corrigindo os bugs.

Além disso, uma nova versão de qualquer sistema operacional pode gerar problemas de compatibilidade com apps pré-existentes. No caso do Android, cada nova versão passa um bom tempo exclusiva nos aparelhos da linha Nexus, dando um prazo para que os desenvolvedores façam suas adaptações antes de o update do sistema chegar ao grande público, o que não acontece com o iOS.

"Paus" distribuídos por versões dos sistemas.

 

Enfim, uma “vitória” surpreendente num campo em que o Android acumula motivos para ser mais problemático. Mais do que isso, uma marca importante, tendo em vista que crashes em apps são algo terrível para a experiência de usuário, tão propagada como “impecável” pelo time da Apple.

Via Mashable

Categorias: Aplicativos para Android / Tags , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>