Kaspersky

Semana passada, Eugene Kaspersky declarou que o Android poderá dominar 80% do market share em se tratando de sistemas operacionais móveis. Onde há fumaça, há fogo. Tava na cara que o sujeito andava empolgado com a ideia de vender suas elogiadas soluções de segurança nesse mercado em expansão.

Agora temos lançada a nova versão do software produzido por ele, o Kaspersky Mobile Security 9, que traz entre suas novidades o suporte ao Android. O software já estava disponível para outras plataformas móveis. A nova versão, além de expandir-se para o mundo do robozinho verde, traz as seguintes funções de destaque:

  • Desativa ou limpa os dados de um aparelho roubado até mesmo se o cartão SIM tiver sido trocado;
  • Sistema avançado de localização de um aparelho perdido, utilizando o Google Maps;
  • Bloqueia chamadas ou mensagens de números desconhecidos ou de contatos especificados (proteção anti-chato);
  • Monitoramento contínuo contra vírus e firewall ativado 24/7 para proteção total;
  • Modo de privacidade para ocultar contatos, mensagens e registro de chamadas de números à sua escolha (pra quem pula muito a cerca);
  • Suporte aos sistemas Windows Mobile, Symbian, Blackberry e Android;

Há um asterisco ao lado do Android que remete a um alerta para que você cheque a questão da compatibilidade, mas até que o app é bem pluralista. Suporta desde a versão 1.6 do sistema até o 2.2 FroYo. Não sei porque o 2.3 (Gingerbread) e o 3.0 (Honeycomb) ficaram de fora. Até agora todos os problemas de incompatibilidade que observei foram “retro”.

Sem dúvida, trata-se de uma solução bastante completa, no entanto essas soluções contra roubos e perdas já estão disponíveis em apps com licença mais barata. O Eugênio está cobrando US$ 29,95 num app para mobile. Não lembro de ter visto em todo o Android Market nada com um preço assim.

Um dia desses o pessoal de um jornal local me ligou pra pedir uma consulta sobre segurança contra vírus para smartphones. Respondi exatamente que o número de ameaças existentes e a frequência com que elas surgem ainda não justificam ter um software desse tipo instalado se tal software compromete o desempenho do aparelho ou a duração da bateria. Não tem como você saber se um antivírus é eficiente se os vírus para mobile surgem tão raramente.

Com o aumento das ameaças, o antivírus poderá  ganhar importância. E elas aumentarão mais ainda na plataforma que estiver mais popularizada. Se a estimativa de crescimento do Android feita por Eugene Kaspersky estiver correta, é exatamente aqui que devemos nos preocupar. De qualquer forma, instalei o trial de 30 dias para analisar melhor o software.

Kaspersky-comparacao

Categorias: Aplicativos para Android / Tags , , , , , , , , .

2 respostas a [Antivírus para Android] Kaspersky lança primeira solução de segurança para a plataforma mobile da Google

  1. Jbineli disse:

    Não tem como você saber se um antivírus é eficiente se os vídeos para mobile surgem tão raramente.

    ?

    wtf!?
    :D

    Com relação à preços de apps, eu tenho alguns instalados da ordem dos 50 USD. Nunca comprei tanto app como com mobile, e o pior… pela conveniência que eles entregam, eu nao me importo em pagar e em pagar caro.

    Sobre virusm curiosamente, sempre dizem que quanto mais relevante no segmento é um OS, maior o número de virus. E até agora não vimos ameaças de VIRUS para o iOS dignas de lembranças.

  2. putz… esses vídeos aí iam ficar pra sempre, que eu mesmo que não ia ver hahahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>