Publicado em

android market

Nossas seleções de melhores aplicativos para Android andam paradas, mas vamos retomar com a proposta do “básico”, dando continuidade à lista anterior de apps essenciais para Android. Assim como na primeira lista, aqui não estão selecionadas as “novidades quentes” do Android Market, mas sim aqueles apps mais úteis e consagrados nas preferências de muitos usuários.

extended controls

Extended Controls

É comum que fabricantes ou até mesmo a própria Google, no caso dos Nexus, forneçam widgets para controle facilitado de várias funções de sistema no Android. Testei muitos deles e até hoje nenhum se mostrou tão completo e eficiente quanto o Extended Controls. De fato, tais widgets são muito interessantes porque deixam sempre à mão controles para ligar e desligar diversos recursos do sistema operacional e do próprio hardware dos dispositivos, permitindo economizar a carga da bateria ou mesmo racionar o uso do plano de dados.

Para um comparativo com outros apps semelhantes, peguemos como exemplo o widget “Controle de Energia” que a Samsung inclui na sua TouchWiz. O básico está lá, os “botões” criados se harmonizam muito bem com a interface, mas quem está acostumado com a ampla gama de recursos do Extended Controls acaba esbarrando com algo que falta no “Controle de Energia”.

Sim, é um app pago, mas que vale facilmente os R$ 1,80 “investidos”. O melhor app da categoria, com folga.

titanium media sync

Titanium Media Sync

Dos mesmos criadores do famoso Titanium Backup, o Titanium Media Sync faz uso de serviços de armazenamento em nuvem ou mesmo de um servidor FTP para manter guardados os arquivos importantes do seu Android. Ao configurar o app, você deverá adicionar uma conta do Dropbox ou de um servidor FTP com o qual seus arquivos serão sincronizados.

Após adicionar a conta, basta configurar a sincronização arrastando as pastas locais para o servidor remoto. É possível escolher entre uma sincronização, que manterá um perfeito espelho do que você possui no SD Card, deletando do servidor o que você deleta no Android, ou o simples envio acumulativo.

As configurações de comportamento do aplicativo são bem inteligentes. Você pode, por exemplo, determinar que as transferências só ocorram quando o Android estiver ligado ao carregador e conectado a uma rede WiFi. Dessa forma, é possível poupar a bateria e o plano de dados.

No meu caso, uso o servidor FTP do NAS que possuo em casa para que ele receba meus arquivos. Assim, toda foto que tiro no Android, por exemplo, é enviada para casa tão logo o celular seja conectado ao carregador. Como uso o simples envio de “mão única”, posso deletar todas as fotos quando quiser, pois sempre haverá uma cópia delas no HD do NAS, em casa.

bump

Bump

O Bump é um aplicativo que torna fácil e rápida a troca de arquivos entre dois smartphones. Basta selecionar os arquivos e esbarrar os aparelhos como em faz um brinde e a transferência é realizada sem qualquer complicação. Pode ser usado no Android e no iPhone, sem problemas, pois tanto o app possui versões para ambas as plataformas como elas se comunicam muito bem entre si.

A transferência utiliza sua conexão com a internet, de modo que você precisa do 3G ativado ou de uma conexão via WiFi. Há limitação dos tipos de arquivos que podem ser trafegados, também. O uso mais corriqueiro se dá com fotos, nas situações em que você sai com um grupo de amigos e todo mundo quer aquela foto que foi tirada com o seu smartphone.

O app já se encontra bastante popularizado, o que é importante, pois, para funcionar, precisa estar instalado nos dois aparelhos envolvidos na troca de arquivos.

voxer

Voxer

O Voxer é um comunicador multiplataforma que se comporta como um walkie-talkie, tanto no Android quanto no iPhone. Além da praticidade oferecida para a comunicação, a popularidade atingida pelo app fez com que ele se tornasse o melhor da categoria.

Assim como o Whatsapp se tornou a referência como app para substituir as mensagens SMS, o Voxer é o mais usado para o envio de mensagens de voz, o que faz com que ele seja mais útil, tendo em vista que você só pode usar o comunicador com amigos que também o possuam instalado. É o ideal para quando você está se deslocando e não quer parar para digitar uma mensagem de texto.

trillian

Trillian

Vivemos cercados de tantas alterativas para comunicação via texto que os comunicadores estilo MSN Messenger fazem cada vez menos sentido. Por outro lado, há sempre quem apareça perguntando por um bom client para MSN no Android. O Trillian é minha melhor recomendação nesse sentido.

Como os serviços de mensagens dessa natureza andam perdendo relevância, não faz sentido manter um app para cada serviço no seu smartphone. Com o Trillian você conecta o seu celular, através de um só app, a todos os serviços de mensagens existentes. Quer matar a saudade do velho ICQ no Android, tá lá. Basta configurar sua conta.

Categorias: Aplicativos para Android / Tags , .

6 respostas a Mais 5 aplicativos que não podem faltar no seu Android

  1. Dan disse:

    Um outro aplicativo ótimo, é o AirDroid também, um app que permite você gerenciar seu celular via Wireless, sem nenhum cabo através do Browser do computador

  2. LeTrololo disse:

    Uma ótima alternativa grátis ao extended controls é o Widgetsoid 2.x. Extremamente customizavel, e com várias opções.

  3. Gostei da idéia do Bump e Voxer… realmente podem ser úteis, vou baixar depois.

  4. Edgard disse:

    No meu Android não pode faltar:
    Call of Duty Elite = Ver meu status do Call of Duty modern warfare 3 com possibilidade de criar classes.
    IM+ = Várias menssegers em um único lugar (Gtalk, MSN, etc)
    Pulse = Vários RSS em um único lugar
    Dolphin HD = navegador
    Skita = Visualizador de fotos, músicas e filmes via dnla
    Hryun Guia TV = Guia para TV aberta e fechada
    Wallbase = vários wallpapers
    Es Explorador de arquivos = explorador de arquivos do Android, Dropbox, Box, Lan, etc
    Es Task Manneger = Várias ferramentas como limpar cache, fechar vários arquivos (kill all), startup maneger, etc

  5. Catia disse:

    Preciso de um app para assitir TV. Alguma dica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>