Publicado em

GotRoot

Nossa coluna semanal “Colher de chá” foi muito bem recebida pelos leitores, pois procura ajudar os recém-chegados no mundo do Android em algumas questões introdutórias. Comecei tratando de esclarecer o que é Android Market, já escrevi sobre o que é firmware no seu smartphone e também sobre o que é launcher e para que ele serve no Android. Nessa sábado falaremos de acesso root no Android. Root, o que é, para que serve e para que tipo de usuários ele se destina.

A história

Quando o Android foi lançado, a venda de apps pelo Android Market tinha restrições geográficas. Independente de onde você estivesse, era possível instalar os apps gratuitos, mas em alguns países, inclusive no Brasil, não era possível fazer compra de qualquer app pago para o seu Android. Root era a única solução, pois apenas com acesso root você podia usar um app chamado Market Enabler e, com ele “fingir” que o seu Android estava conectado a uma operadora norte-americana e, assim, usar seu cartão de crédito internacional para comprar apps.

Outra função de um smartphone moderno que, nos primórdios do Android, só podia ser cumprida em sistemas com “root” liberado era o tethering, que consiste em usar o celular com Android para servir como access point e prover acesso à internet a outro dispositivo, como um notebook. Naqueles tempos, o tethering não era função nativa do Android e os bons apps para essa finalidade requeriam “root” para funcionarem. Hoje a função está amplamente difundida e os smartphones com versões mais atuais do Android já contam com o recurso nativamente.

Com o Android Market se expandindo pelo mundo e permitindo a compra dos apps pagos para quem está aqui no Brasil, o Market Enabler perdeu sua principal função. Com o tethering liberado como função nativa do sistema operacional, a maior parte dos usuários não precisa sequer de um app extra para essa função. Por esses motivos, o “acesso root” perdeu o sentido para o usuário comum, não-geek.

O que é, precisamente, “root no Android”?

Obter acesso root nada mais é do que ganhar privilégios de administrador (ou super usuário) sobre o sistema operacional Android. Como o Android é baseado no Linux, a situação é, precisamente, essa: o usuário de um smartphone Android com acesso root é como o usuário do Linux que sabe a senha de super usuário e, portanto, pode rodar comandos usando “sudo” (super user do). Quem usa um Android sem acesso root, fica privado pode realizar determinadas operações sobre o sistema que precisariam de privilégios de super usuário.

Para que serve acesso root num Android atualmente?

Passada aquela fase inicial em que quase todo usuário poderia precisar do Market Enabler para poder comprar apps pagos no Android Market, o interesse por obter acesso root ao sistema operacional num celular com Android permaneceu apenas entre usuários com perfil mais “geek”. Os heavy users, fuçadores, que gostam de testar possibilidades como o uso do SetCPU para alterar a maneira como o sistema governa as frequências do processador. Alterações como essas não são disponibilizadas sem permissões de super usuário, portanto requerem acesso root ao sistema Android.

As vantagens atuais de obter acesso root no Android são oferecidas por um conjunto de apps com algumas funções bastante atrativas para esse perfil de usuários. Eu, por exemplo, preciso de acesso root ao sistema para usar o Titanium Backup, que me permite salvar dados de apps e configurações antes de fazer experiências com troca de ROM ou firmware.

Outra possibilidade interessante que se abre no Galaxy S ou no Nexus S quando se tem acesso root é a possibilidade de usar o Voodoo Control Plus, app que instala um driver de áudio alternativo no sistema operacional e confere muito mais qualidade e desempenho à reprodução musical nesses dispositivos.

Como obter acesso root no Android?

A resposta para essa pergunta é que não há resposta. Coloquei esse subtópico porque sou frequentemente questionado por pessoas que chegam pelo Twitter e mandam “como eu faço root no meu Android?” sem sequer dizer o modelo do smartphone em questão.

O problema é que o procedimento para obter acesso root no Android muda de acordo com o modelo de smartphone e também de acordo com o firmware instalado. Alguns apps prometendo soluções universais chegaram a surgir, mas como os caminhos para realizar o procedimento foram mudando, hoje eu não apontaria nenhum esquema de root universal como válido. A saída é pesquisar sobre o método adequado ao seu modelo.

Posso tentar?

Se você está inserido no perfil de usuário que vai colher algum benefício do acesso root ao sistema, é uma boa possibilidade. Claro, alguns métodos, dependendo do smartphone, envolvem fazer flash de um kernel alternativo no sistema e isso oferece riscos. Em outros casos a coisa pode ser um pouquinho chata, envolvendo execução de comandos via terminal do ADB Shell. Nada difícil de ser feito, mas chato para quem não tem costume de lidar com nada em terminais de comando. Se você está a par desses inconvenientes e mesmo assim quer obter acesso root ao sistema num celular com Android, manda ver.

Categorias: Android / Tags , .

42 respostas a O que é root no Android e para que serve? [Colher de chá]

  1. Cristiano Silvestre disse:

    Excelente matéria. As informações aqui contidas são esclarecedoras. Tenho muita vontade de fazer root em meu android, mas confesso que tenho medo, pois utilizo um MP60. Faz falta este root, mas prefiro não ariscar!

    • Marcus disse:

      cara voce pode fazer sem medo que nao da erro.. se o seu celular for samsung eu recomendo universal androot, eu tenho um galaxy 5 fiz e deu certo… não tem erro!!! eu testei no meu galaxy 5 e no meu LG Optimus Me P350… funcionou corretamente…
      Abraço

    • carlos antonio disse:

      eu fiz meu 1 root no galaxy 5 e deu certo

  2. jbineli disse:

    Tici, como neófito, pergunto: Até no Nexus é "complicado" o root?
    abs

  3. vanderson disse:

    amigo o Z4 root te da aceso total ja testei

  4. .Duvida do leitor Andre Luis Neves que chegou por email mas tem sido bem recorrente aqui no blog .Um aparelho celular que tenha Android instalado e o usuario root habilitado perde a garantia de fabrica? E tambem um meio para instalar uma versao mais recente do sistema Android adaptada em aparelhos que oficialmente nao receberam atualizacao da fabricante..Da para fazer uma analogia com o jailbreak do iPhone que coloca multitarefa onde o sistema oficial nao deixa router 3G instalar apps nao oficiais entre varias outras coisas..Esse procedimento e ilegal?

  5. @SuporteCel disse:

    Não sei, mas root nunca me empolgou. Fiz nos meus n800 e n810 (falando nisso, saudades deles, o galaxy note será muito bem vindo) mas usei muito pouco.
    E pelo que andei lendo por ai e aqui, não há motivo para um user padrão como eu faze-lo nos meus androids.

  6. Pingback: Sexta tem os melhores aplicativos para Android, com ou sem fim do mundo [21/10/2011]

  7. Renato Sombra disse:

    Olá! Alguem saberia dizer se o celular GT-S5670B usa o sistema Root?Foi muito legal a sua explicação, ja que estou começando nesse novo mundo do Android, Obrigado!

  8. Pingback: Os melhores aplicativos para Android de volta à sexta-feira [04/11/2011]

  9. Pingback: Carrier IQ - Saiba como verificar se a sua privacidade é devassada

  10. Lucas disse:

    Aqui um link pra quem quiser fazer um root http://maisumandroid.blogspot.com/2011/12/tutoria

  11. kesley disse:

    tenho um tablet ASUS EEE PAD TRANSFORMER TF101, esse ROOT existe para esse modelo de aparelho? e é possivel conseuir esse ROOT??

  12. Adriano Cunha disse:

    Sera que seria possível fazer o ROOT no MOTOROLA I940 NEXTEL? ele trabalha com infelizmente o ANDROID 2.1 , O PROBLEMA NÃO ESSE É Q COMO A MEMORIA E PEQUENA GOSTARIA DE INSTALAR SEUS APLICATIVOS NO SD PRA MELHORAR A PERFORMACE DO EQUIPAMENTO.

  13. Gorrpo disse:

    Aqui tem uma forma de fazer ROOT mamão com açucar.. fiz agora no galaxy S i9000b .
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?p=

  14. klivia disse:

    O meu cel é o galaxy SII, da para obter o root? tenho um app cerberus quero ultilizar um comando mas não dá ele diz que não possuo o root. O que fazer? O que fazer?

  15. Nikolas Záu disse:

    Sou novo no Android e desculpe se eu descrever alguma burrice!! Tenho um Galaxy Nexus ha 4 dias. Estou instalando algumas app, o problema que algum desses aplicativos ficam aparecendo anuncios do google. Alguem me falou que tenho que fazer esse ROOT para depois instalar o aplicativo que remove esses anuncios. me desculpe se esse em si não é o assunto da pauta. Mais se poderem me ajudar, meu endereço é nikolaszau@hotmail.com nikolaszau@gmail.com obrigado

  16. sergio disse:

    Efetuei o root em meu galaxy S em 3 minutos para usar o SPB Shell 3D usei tutorial que encontei na rede equipamento com 1 semana que comprei sem medo de ser feliz, dúvidas dá um google.

  17. sergio disse:

    Efetuei o root em meu galaxy S em 3 minutos para usar o SPB Shell 3D usei tutorial que encontei na rede equipamento com 1 semana que comprei sem medo de ser feliz, dúvidas dá um google.

  18. diego disse:

    ola comprei um a9550 ñ da pra faser assesso root nele dizem q é perigoso qual vai ser meu problemas com isso?ele vai ficar mais lento travando ou augo assim ? se auguem puder me ajudar eu agradesso o meu imail ogeidwo@hotmail.com obrigado!

  19. Neto disse:

    Comprei um galaxy s 3. Como faco o root nele? E tem algum programa que eu possa
    formatar o cel remotamente? Obrigao

  20. JANIO MODESTO disse:

    Ok, Ticiano… Então eu lhe pergunto: Baixei o Call Recorder Galaxy Note no meu Samsung Galaxy Note e o mesmo não funciona, já que o firmware foi atualizado para o ICS. Diz que o root é requerido. Não sei como fazer este root. Infelizmente o software Call Recorder está todo em inglês e o Tradutor não funciona tão bem… Poderia me ajudar? Eu trabalho como Representante Comercial e a gravação das ligações é importante para mim já que recebo pedidos de meus clientes quando estou no trânsito (ei, eu paro o carro para falar ao telefone… rsrsrs) e gostaria de gravar para depois fazer as anotações necessárias. Eu usava o Call Recorder Pro no Android 2.3.6 mas este também parou de gravar na atualização ao ICS.

  21. Pingback: Tirando dúvidas |

  22. Junior disse:

    em um LG Optimus Black P970 é vantagem fazer o root?

    • Thiago disse:

      kkk

      eu tb tenho um LG é quer saber qual a vantagem?! nenhuma!

      A proposta é muito boa do aparelho mas o sistema que instalaram é muito ruim só por causa de não ter opção de mudar locais de salvamento…

      Se alguem souber, que me AJUDE!

  23. THIAGO disse:

    Alguem sabe como mudar o local de armazenamento do LG e400f android 2.3.6?

    Valeu!

  24. Fabio Andrade disse:

    como instalar o root no sansung p7500 galaxy tab?

  25. Anderson França disse:

    Boa Tarde.. Como faço para instalar o root no mini defy xt 321?
    Sabe me dizer quais as vantagens que vou ter instalando o root, pois ja ouvi falar que com o root posso aumenta minha memoria interna que não e tão boa, assim podendo baixar mais aplicativos… tbm vi em um site que baixando o root vc corre o risco de perder a garantia do celular?

  26. Pingback: Backup e sincronização de save games em dispositivos Android

  27. everton disse:

    como instalar root tenhu um motorola fire xt317 pq a memoria interna ja ta xeia i num posso fazer nada grato d quem me ajudar…

  28. anntonio disse:

    tenho um galaxy y s5367, e ja foi instalado o root , como consigo salvar meus apps no meu cartão sd ?

  29. lucas disse:

    cara comprei o modelo STAR N9770 com android 4.0.9 gostei muito dele mais assim tudo que instalo vai para duas memoria dele

    “MEMORIA INTERNA DO CELULAR”

    “ARMAZENAMENTO INTERNO”

    é o que aparece para mim aqui , tenho um cartao de 16 GB nele e ele reconheçe mais nao consigo transferir nenhum app para ele o que faço ? é preciso fazer ROOT?

  30. Ayrton disse:

    Muiito boom.
    Tenho um Xperia Play ,seria confiavel?

  31. @undefined disse:

    olha cara eu tenho um optmus 2x e instalei uma firmware nele v20q,quando eu aperto o botao de volume- e o botao de ligar o aparelho ..ele nao aparece as opçoes para resetar e aquelas outras opçoes,ele reseta direto sem perguntar nada…eu queria saber como que eu faço para que essa opçao apareça??é que eu instalei o rom manager só que na hora de instalar o Clockworkmod Recovery pedi permissao de privilegios…como que eu faço cara me da umas dicas ai????

  32. Gustavo disse:

    Cara como eu posso tirar esse root o (superuser) do meu galaxy y fica um incone no menu . Ele funciona bem mais como eu nao uso ele queria tira-lo

  33. Fabricio Lima disse:

    Oi,
    Tenho o Samsung Galaxy Y , gostaria de saber o que mudaria nele se eu fizesse o root e se é confiável. Ah, também gostaria de saber se existe alguma atualuzação legal pro Android dele, que é de 2.3.5 .
    Agradeço se algém me ajudar…

  34. Pingback: Android básico – O que é acesso root no Android? para que serve? Apps Android | Apps Android

  35. pedro disse:

    Como eu posso obter o root do motola defy ?

  36. adrianno disse:

    Nao consigo fazer root no razr i , me ajudem, sera que é incompatibilidade de processador !!!!

  37. pythagoras ribeiro disse:

    Procuro algum colega que manja fazer um root em meu HTC DESIRE devido ao problema de falta de memoria interna pois tenho medo de ''matar'' meu celular'' se tiver alguem disposto entra em contato pelo face ou pelo msn: pythribeiro@hotmail.com . . .valewww .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>