Android 2.3.7 (Gingerbread) para o Samsung Galaxy 5 i5500B via CyanogenMOD 7 com tutorial para instalação

O Samsung Galaxy 5 i5500B é talvez o modelo de Android com menor preço no Brasil e talvez por isso o mais comentado naquele meu artigo que orienta a escolha e a compra de um Android barato. Estando oficialmente no versão 2.2 do sistema, o modelo entrega boa funcionalidade de um smartphone para quem não quer gastar. Por outro lado, podemos instalar o Android 2.3.7 (Gingerbread) no Galaxy 5 i5500B usando um ótimo port do CyanogenMod 7.

Tive de instalar o CyanogemMOD 7, pasmem, no Samsung Galaxy 5 i5500B do meu pai. “Mas o que o seu pai faz com uma ROM alternativa pra nerds no smartphone dele?” É que as ROMs da Samsung têm um bug chato que afeta o funcionamento do Bluetooth. Se você usa Bluetooth para conectar o Android ao sistema de áudio do carro (ou qualquer dispositivo de áudio), as ROMs da Samsung não refazem a conexão automaticamente. Você precisa ir até as configurações do Android para refazer a conexão com o sistema Bluetooth toda vez que entra no carro. Insuportável. O CyanogenMOD 7, além de colocar o atualíssimo Android 2.3.7 (Gingerbread) no Galaxy 5 i5500B, de quebra resolveu o problema e a experiência me permitiu vir aqui ensinar como faz.

Faça o download de todos os arquivos necessários

Antes de proceder para a instalação, verifique se o seu Galaxy 5 está com a bateria bem carregada. A perda de carga durante algumas das etapas a seguir poderá inutilizar o seu smartphone. Convém tomar cuidado.

Instale o ClockworkMod Recovery no Galaxy 5

Para instalar qualquer ROM alternativa é preciso ter no smartphone um menu de recuperação que permita esse procedimento. O mais famoso e muito provavelmente o melhor deles é o ClockworkMod, que vamos instalar no Galaxy 5 antes de qualquer coisa.

Você precisará do Odin Multi Downloader, do arquivo Europa_V1.0.ops e do próprio arquivo .TAR do ClockworkMod a ser instalado no Galaxy 5, além de ter o smartphone colocado em modo de download.

  • Coloque o Galaxy 5 em modo de download – com o aparelho desligado, pressione e segure o botão de reduzir o volume (vol. down) juntamente com o botão central de select e o power. Mantenha os 3 pressionados até ver uma tela com um androidinho num triângulo amarelo operando uma pá. As imagens abaixo poderão ajudar.

 

  • Execute o Odin Multidownloader no seu computador e em seguida conecte o Galaxy 5, que deverá estar em modo de download, à USB para que ele seja reconhecido pelo Windows e pelo software. Na tela do Odin, marque as 3 opções “One Package”, “Auto Reboot” e “Protect OPS”.
  • Em “Select OPS” você deverá escolher o arquivo “EUROPA_v1.0.ops” e em “One Package” escolha o arquivo “ClockworkMod-Galaxy5-v0.5.TAR” que você possui. Com isso pronto, basta conferir com cuidado se as opções estão corretas e clicar em “Start”. Aguarde a conclusão da instalação e o Galaxy 5 será reiniciado.

Agora é necessário instalar a BASEBAND para que os rádios do aparelho funcionem no Brasil e você deverá fazê-lo mediante um procedimento igual ao explicado acima, mas com o arquivoAMSS-I5500BVJJP7.tar que se encontra dentro do arquivo compactado que você baixou para a Baseband. Use-o no campo “One Package” repetindo todas as outras etapas do procedimento acima e clique em Start novamente.

Instalando CyanogenMod 7 com Android 2.3.7 no Galaxy 5

Após realizar a etapa anterior você deverá ligar o seu Galaxy 5 normalmente e colocar os arquivos que contém o CyanogemMod 7 e os Google Apps no cartão SD que está no sei aparelho.

Para instalar finalmente o sistema, você precisa reiniciar o seu Galaxy 5 no menu de recuperação e aqui vem a parte mais chata do processo, tendo em vista que esse aparelho não possui uma combinação de teclas que leve a esse menu. Você deverá, para isso, usar o ADB Shell e precisará ter instalado o “Android SDK” no seu computador.

  • Instale o Android SDK
  • No Android, vá até “Configurações/Aplicativos/Desenvolvimento” e marque a opção “Depuração USB” para que o aparelho responda a comandos vindos do ADB Shell.
  • Conecte seu Galaxy 5 à USB e confira a barra de notificações do Android para checar se a depuração USB está ativada.
  • Usando o prompt de comando, vá até “C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\platform-tools>” e lá execute o comando “adb reboot recovery” para fazer com que o seu Galaxy 5 vá para o menu de recuperação do ClockworkMod
  • No menu de recuperação, você usará os botões laterais de volume para navegar pelas opções e o select central para executar os comandos.
  • Antes de qualquer coisa, você precisa usar a função “Wipe data/factory reset”, que irá apagar todos os seus dados e apps instalados, mas é uma etapa necessária;
  • Agora vá até “Install Zip from SD Card” e sem seguida escolha a opção “Choose ZIP from SD Card”
  • Vá até o arquivo .ZIP do CyanogenMod 7, aperte o “select” para selecionar e instalar a ROM e aguarde o término da instalação
  • Repita o procedimento com o arquivo dos Google Apps “gapps…”, pois se você não instalá-los terá um Android sem Market, sem GMail, sem nada
  • Concluidos esses dois procecimentos use a opção “Reboot system now” no menu principal e o seu Galaxy 5 irá iniciar no Android 2.3.7 super otimizado do CyanogenMod 7.

ATENÇÃO

O procedimento acima descrito foi testado com sucesso não só por mim quanto por inúmeros outros usuários, no entanto, todo processo de instalação de ROMs oferece riscos que podem inclusive inutilizar o seu smartphone. Esteja ciente disso, tome todas as precauções e esteja atento a cada etapa. Não me responsabilizo por danos causados aos aparelhos por esse tipo de prática. Você está por sua conta e risco.

Créditos pela ROM: Mad Team

 

ATENÇÃO – POSSÍVEIS PROBLEMAS

O menu surgido quando você segura o botão “Power” nessa ROM mostra uma opção de reiniciar no bootloader. Realmente não sei porque raios os caras do Mad Team incluíram essa droga aí. Alguns usuários tocaram nessa opção e ficaram com problemas para reiniciar o Galaxy 5. Para contornar a situação, recomendo ligar o celular à USB e usar o comando “adb reboot” de maneira semelhante ao que você fez para ir para o recovery durante a instalação.

Esse tutorial foi testado e o Galaxy 5 em que instalei o Cyanogen Mod 7 está em uso há vários dias sem apresentar qualquer problema. Vários leitores também instalaram e não relataram qualquer problema. Se você tentou fazer e o seu Galaxy 5 não consegue mais iniciar o Android após instalado o CM7, muito provavelmente você esqueceu de realizar o “Wipe Data/Factory Reset” durante a instalação. Tente ir ao recovery e fazer isso para ver se resolve.

Partners Section:

  1. trusted partner torrents
  2. trusted partner torrents
  3. trusted partner torrents
  4. trusted partner torrents
  5. trusted partner torrents
  6. trusted partner torrents
  7. trusted partner torrents
  8. trusted partner torrents
  9. trusted partner torrents
  10. trusted partner torrents
  11. trusted partner torrents
  12. trusted partner torrents
  13. trusted partner torrents
  14. trusted partner torrents
  15. trusted partner torrents
  16. trusted partner torrents
  17. trusted partner torrents
  18. trusted partner torrents
  19. trusted partner torrents
  20. trusted partner torrents
  21. trusted partner torrents
  22. trusted partner torrents
  23. trusted partner torrents
  24. trusted partner torrents
  25. trusted partner torrents
  26. trusted partner torrents
  27. trusted partner torrents
  28. trusted partner torrents
  29. trusted partner torrents
  30. trusted partner torrents
  31. trusted partner torrents
  32. trusted partner torrents
  33. trusted partner torrents
  34. trusted partner torrents
  35. trusted partner torrents
  36. trusted partner torrents
  37. trusted partner torrents
  38. trusted partner torrents
  39. trusted partner torrents
  40. trusted partner torrents
  41. trusted partner torrents
  42. trusted partner torrents
  43. trusted partner torrents

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>