ADW Launcher EX analisado

Primeiramente, vamos dar uma colher de chá para os “não-iniciados”. No Android, o launcher é o software responsável pela interface gráfica do sistema operacional. A beleza das suas telas e a maneira como você interage com o sistema depende diretamente dele. É ele que define a aparência e o comportamento tanto das telas principais do sistema (aquelas onde você coloca seus atalhos e widgets) quanto do app drawer, que  é aquele ambiente onde são exibidos os atalhos para todos os softwares instalados, ordenados em linhas e colunas.

As possibilidades customização sempre foram apontadas como uma grande vantagem do Android sobre o iOS dos iPhone, por exemplo. Aqueles que gostavam de deixar seu smartphone com outra aparência que não aquela determinada pelo fabricante estiveram, nos últimos tempos, divididos entre o ADW Launcher e o Launcher Pro.

Apesar de o Launcher Pro estar com uma nova versão completamente reescrita passível de ser lançada a qualquer momento, seu principal concorrente saiu na dianteira com o lançamento do ADW Launcher EX, que é uma versão revista e ampliada desse já excelente software.

O páreo entre entre esses dois launchers sempre foi duro, mas eu sempre tive alguma preferência pelo ADW por preferir o app drawer com background transparente dispondo os atalhos para os aplicativos em “páginas” deslizáveis na horizontal, coisas que só ele oferecia. Aquele app drawer com fundo preto dá à interface uma aparência de celular chinês fuleiro desses que se disfarçam de smartphone.

Acontece que, com o lançamento do ADW Launcher EX e com a demora para o surgimento da nova versão do Launcher Pro, o ADW, na minha opinião, passou a reinar absoluto (pelo menos temporariamente). Não apenas pela demora no avanço do concorrente, mas porque o que era bom ficou infinitamente melhor, como passo agora a descrever

Antes de mais nada, vamos às características que não saltam aos olhos, àquilo que você não poderá ver em screenshots. O novo ADW está destacavelmente mais rápido e mais estável. Já estou usando há algum tempo no Galaxy S – e o meu é abarrotado de coisas instaladas – e o sistema está todo maravilhosamente ágil e sem apresentar um problema sequer de estabilidade. Pude comparar com o Launcher Pro e com uma versão otimizada do TouchWiz da Samsung e o ADW, em matéria de agilidade, supera ambos tanto na navegação entre as telas do “desktop” quanto no paginamento do app drawer.

Além da já excelente vantagem de ser o mais ágil entre os launchers testados, o ADW agora está mais bonito do que nunca e com muito mais opções para você personalizar o comportamento da interface em todos os ambientes. Além disso, o software permite que a interface seja totalmente remodelada com muita facilidade a partir da instalação de temas, disponíveis aos montes no Android Market. Veja nas imagens abaixo as telas do meu SGS com os widgets e atalhos que configurei aqui usando o Senses ADW Theme.

A nova versão adiciona uns detalhes interessantes ao comportamento das telas principais do sistema. Agora é possível configurar o launcher para que, ao passar de uma tela para outra, seja exibidos vários efeitos legais de transição, onde os widgets e atalhos de movimentam conferindo um efeito visual muito bonito à navegação pela interface do Android. Eis uma imagem do meu sistema no momento em que ocorre a transição de uma tela para outra.

 

Assim, estático, o efeito não parece tão interessante, mas ele cicla os elementos  da tela num movimento tridimensional bastante suave que torna a interface mais bonita também no seu comportamento, além do visual sofisticado que ela já apresenta quando parada.

Além das telas principais, mostradas acima, o app drawer do ADW continua imbatível. Aqui eu prefiro deixá-lo com a navegação horizontal e com o brackground transparente, de forma que o papel de parede do sistema continua visível quando você está passando pelos atalhos dos seus programas instalados. Além desse modo “Horizontal Paginated”, há mais quatro outras opções para o a disposição e comportamento do drawer que podem ser selecionadas, inclusive a Vertical 4D, que faz com que os atalhos passem como se estivesse numa esteira disposta tridimensionalmente.

 

Para ter uma melhor ideia do funcionamento dessas opções nada melhor que um vídeo. Recomendo o review abaixo para quem deseja ter uma ideia de como se comporta a nova versão do ADW em movimento.

Esse texto se destina apenas a passar minhas impressões sobre essa nova versão do ADW. Para explorar todas as possibilidades e diferentes configurações e comportamentos dele, precisaríamos aqui escrever uma verdadeira apostila. Acontece que o software é de utilização muito simples e, fuçando rapidamente pelas configurações dele, você vai rapidamente deixar o seu Android com o visual que desejar. São quase infinitas as possibilidades de  combinar temas, ícones, comportamentos das telas principais e do app drawer e etc. É mais ou menos como naquela antiga propaganda do Neston… são mil maneiras de configurar a sua interface e você ainda pode inventar a sua.

Pelo meu veredito, o novo ADW Launcher EX é sem dúvida o melhor software da categoria para Android e a turma do Launcher Pro vai ter que ralar um bocado para voltar ao páreo quando lançarem a nova versão.

Ah… ele custa algo em torno de R$ 5,50 no Android Market e, claro, vale cada centavo.

Partners Section:

  1. trusted partner torrents
  2. trusted partner torrents
  3. trusted partner torrents
  4. trusted partner torrents
  5. trusted partner torrents
  6. trusted partner torrents
  7. trusted partner torrents
  8. trusted partner torrents
  9. trusted partner torrents
  10. trusted partner torrents
  11. trusted partner torrents
  12. trusted partner torrents
  13. trusted partner torrents
  14. trusted partner torrents
  15. trusted partner torrents
  16. trusted partner torrents
  17. trusted partner torrents
  18. trusted partner torrents
  19. trusted partner torrents
  20. trusted partner torrents
  21. trusted partner torrents
  22. trusted partner torrents
  23. trusted partner torrents
  24. trusted partner torrents
  25. trusted partner torrents
  26. trusted partner torrents
  27. trusted partner torrents
  28. trusted partner torrents
  29. trusted partner torrents
  30. trusted partner torrents
  31. trusted partner torrents
  32. trusted partner torrents
  33. trusted partner torrents
  34. trusted partner torrents
  35. trusted partner torrents
  36. trusted partner torrents
  37. trusted partner torrents
  38. trusted partner torrents
  39. trusted partner torrents
  40. trusted partner torrents
  41. trusted partner torrents
  42. trusted partner torrents
  43. trusted partner torrents

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>